propaganda

domingo, 18 de julho de 2004

Moça com brinco de pérola

No século XVII, mais precisamente na Holanda, viveu um famoso pintor chamado Johannes Vermeer. Em 1665 ele pintou o seu mais famoso quadro chamado "Girl with a Pearl Earring". Qual teria sido a inspiração para o quadro? Quem teria sido a musa inspiradora? Foi pensando nisso que o escritor Tracy Chevalier escreveu um livro contando uma história sobre isso. Baseado nesse livro surgiu o filme "Moça com brinco de pérola", que eu assisti essa semana passada.

Griet (interpretada pela maravilhosa Scarlett Johansson) é uma jovem camponesa que é obrigada a trabalhar devido a dificuldade financeira da sua família. Então ela vai para a casa onde mora o pintor Vermeer e sua família. Logo ela começar a chamar atenção do seu patrão e acaba indo trabalhar junto com ele e virando fonte de inspiração para o quadro. Claro que isso geram alguns conflitos com a família dele, principalmente por parte de sua esposa e sua filha pequena.
Uma excelente reconstituição de época fizeram com que esse filme concorresse a 3 oscar: fotografia, figurino e direção de arte. Uma pena não ter levado nenhum prêmio, mas a concorrência esse ano foi meio desleal. Concorrer com "O retorno do Rei" é complicado.
Um bom drama, bastante bonito e interessante. Para pessoas maduras que curtem filme de época. Aqueles que curtem arte, principalmente pintura irão gostar também. Apesar de não estar em nenhum desses grupos citados, eu também gostei do filme.

Nenhum comentário: