propaganda

segunda-feira, 6 de setembro de 2004

Antes do Amanhecer


Título Original: Before Sunrise (EUA, 1995)
Com: Ethan Hawke e Julie Delpy
Diretor: Richard Linklater
Roteiro: Richard Linklater e Kim Krizan
Duração: 101 minutos

Nota: 5 (excelente)


O que é um filme romântico para você? Aquele em que no final o casal acaba junto e vive feliz para sempre? Talvez seja apenas isso. Mas depois de assistir ao filme "Antes do Amanhecer", dirigido pelo gênio Richard Linklater ("Escola do Rock" e "Waking Life"), meu conceito de filmes romãnticos mudou bastante. Eu achava que depois de "Encontros e desencontros" nenhum outro filme do gênero fosse mexer tanto assim comigo. O filme foi lançado em 1995, mas somente agora eu "descobri" esse filme. Digamos que seja um filme romântico meio anti-Hollywood.

A história é a seguinte: Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy) se conhecem num trem na Europa. Ele está indo para Viena, onde irá pegar um avião de volta para casa nos EUA. Ela está voltando para casa na França. Depois de um bom papo chega a hora de Jesse soltar. Mas ele tem uma idéia e resolve chamar Celina para passar o dia com ele em Viena. Ela aceita e lá vão eles passear pela cidade. Durante o passeio eles vão conversando e falando sobre suas vidas e se conhecendo cada vez mais. Com o passar do tempo os personagens vão sendo desenvolvidos e claro, pinta o clima de romance entre os dois. Mas o dia vai passando e a hora de dizer adeus vai chegando. Teria sido uma simples "ficada" de um dia e eles nunca mais se veriam? Será que realmente todo relacionamento foi feito para durar para sempre? Isso e muito mais é mostrado no filme. Uma história de amor dentro do mundo real, que poderia acontecer com qualquer um, sem nenhuma fantasia exagerada.

Você ainda ganha inteiramente grátis um passeio pela cidade de Viena junto com o casal. Incrivel como tem coisas para se fazer por lá. Eles passam por inúmeros bares e restaurantes coisa e tal. E isso tudo de ônibus, trem e táxi. E claro, como uma cidade civilizada, os meios de transporte funcionam o dia todo. No final do filme eu tentei imaginar se seria possível um filme desses aqui em Salvador. Já pensou!? Seria um pesadelo!! Onde eles poderiam ir? Aeroclube, Rio Vermelho, Barra... Ou podiam ir de posto em posto (que são um dos poucos lugares que vendem bebida, tipo um bar, durante a madrugada) até chegar ao fim de noite no Mercado do Peixe. Dá até medo só de pensar (eu já fiz algo parecido).

Interessante é que o diretor teve a idéia para esse filme depois de ter passado por uma situação parecida em que ele passou a noite na Philadelphia com uma mulher que ele tinha acabado de conhecer.

E em breve chegará aos cinemas daqui (segundo o cineinsite dia 24/09) a continuação desse filme chamada "Antes do Pôr-do-Sol". Nela eles se encontram novamente, nove anos depois, em Paris e tem somente um dia para conversar e descobrir como cada um deles mudou desde o último encontro. Imperdível!

Para aqueles que se interessaram, tratem de alugar o primeiro nas melhores locadoras de Salvador (em VHS e DVD) para depois poder conferir a continuação nos cinemas.

Nenhum comentário: