propaganda

sábado, 25 de setembro de 2004

Supremacia Bourne

Pois bem, ontem rolou a sessão do filme "Supremacia Bourne". Fomos eu e mais 7 amiguinhos: Hyor, Márcio Bablo - que agora tem fotolog, Lilla, Helena, Freak, Maurício e Natália.

Parece que Hollywood aos poucos vai aprendendo que nem sempre simplesmente fazer uma continuação de um filme simplesmente se apoiando no seu elenco ou no sucesso do primeiro dá certo. É preciso fazer algo tão ou bom, ou até melhor que o primeiro. Posso citar casos recententes como X-men 2 e Homem-Aranha 2. É preciso antes de tudo ter uma boa história.

E foi isso que o ator Matt Damon fez questão que acontecesse para que ele pudesse fazer uma continuação de "Identidade Bourne". No lançamento do primeiro filme, ele sempre dizia que não iria fazer uma continuação só por fazer. Inclusive o contrato dele não tinha uma obrigação em que a continuação tivesse que ser realizada.

Então mais uma vez baseada no livro do autor Robert Ludlum, resolveram realizar um filme baseado na segunda obra, das três, estreladas pelo personagem Jason Bourne chamado também "Supremacia Bourne". O diretor do filme anterior, Doug Liman (que fez também o filme "Vamos Nessa") assume a produção executiva e em seu lugar é chamado Paul Greengrass. Ele ficou conhecido pelo seu último filme chamado "Domingo Sangrento", baseado no fato ocorrido na Irlanda na guerra entre católicos e protestantes que também serviu como base para a música "Sunday Bloody Sunday" do U2.

O resultado foi muito bom. O filme é tão bom, ou até melhor do que o primeiro. As cenas de ação foram melhoradas. Tem uma cena de perseguição de carro pelas ruas de Moscou que é sensacional! Uma das melhores já feitas na história do cinema! Mas nem por isso o filme fica só nisso. O principal mesmo é a história. Mas para aqueles que não viram o primeiro, da pra assistir sem problemas. Inclusive o filme nem foi feito para ser vendido como uma continução e sim uma nova história sobre o personagem.

Claro que rola uma deixa para o terceiro filme, afinal de contas ainda existe um terceiro livro sobre o personagem que se chama "The Bourne Ultimatum", ou Ultimato Bourne em português. Agora é esperar se ele vai ser realizado ou não. É bem provável que sim mas talvez ainda demore um pouco.

E James Bond que se cuide. Se continuar com essas histórias bizarras com vilões que querem sempre dominar o mundo e várias cenas de ação absurdas, não sei se o público vai continuar aceitando isso. A prova de que a série precisa de mudanças são filmes como esse "Supremacia Bourne". Seria um novo gênero, o filme de "ação inteligente".

Nenhum comentário: