propaganda

quinta-feira, 21 de outubro de 2004

O Âncora


Título Original: Anchorman: The Legend of Ron Burgundy (EUA, 2004)
Com: Will Ferrell, Christina Applegate, Paul Rudd, Steve Carell, David Koechner e Fred Willard
Direção: Adam McKay
Roteiro: Will Ferrell e Adam McKay
Duração: 95 minutos

Nota: 4 (ótimo)

Will Ferrell é o cara do novo humor americano. Como sempre, ele veio do programa Saturday Night Live, que revelou outros grandes nomes como Eddie Murphy e Mike Myers. Ele agora faz parte de um novo "grupinho" de comediantes, junto com Vince Vaughn , Ben Stiller e Owen Wilson. Quando um ou mais de um é estrela, os outros estão lá nem que sejam participações especiais. Filmes como Zoolander, Starsky & Hutch (que em breve vai sair em video sem passar pelos cinemas) ou no mais recente Dodgeball (Com a Bola Toda) que estréia nesse fim de semana nos cinemas. Pense numa galera totalmente sem noção! Eu compararia o humor deles aos nossos Hermes e Renato.

Pois bem, ontem eu fui conferir "O Âncora - A Lenda de Ron Burgundy", segundo longa protagonizado por Ferrell (o primeiro foi "O Duende em Nova York" que eu me recusei a ver nos cinemas pois só tinha cópias dubladas, mas em breve também estará saindo em video). O filme é inacreditável, totalmente sem noção e claro, muito bom! Me fez lembrar os bons tempos dos irmãos Farrelly, diretores de "Quem vai ficar com Mary?" (que agora fazem filmes mais "politcamente corretos"), ou de filmes como Austin Powers.

A história é bem retrô, se passa nos anos 70 quando não existiam os canais pagos e as pessoas realmente acreditavam nas notícias que passavam nos noticiários. E o melhor de tudo, baseado em fatos reais, só mudaram os nomes das pessoas e o local (caralho, essa é a primeira coisa que aparece no filme "Based on a true story", só por esse "queixo" já valeu o ingresso). Pois bem, Ferrel é Ron Burgundy, o âncora (ou apresentador do jornal) da maior emissora de tv de San Diego. Ele e sua equipe são a número 1 de audiência. Mas os tempos estão mudando, está na hora de algumas mudanças. Querendo se modernizar, a emissora contrata uma jornalista chamada Veronica Corningstone (Christina Applegate). Mas não será fácil pra ela sobreviver nesse ambiente totalmente machista.

As piadas passam pelo nível sem noção, ao besteirol total, com doses de ironais e humor ácido. A cena da performance de Ron com sua "Jazz Flute", ou flauta do jazz é espetacular. Isso sem contar também numa cena de batalha entre gangues de emissoras de tv. Sensacional! Tem também uma cena com participação especial de Jack Black que também é muito boa. Opa, acho que já falei até demais.

Confesso que depois de ver esse filme virei fã de Will Ferrell. O filme dele que eu mais quero ver se chama "Old School" (ou "Dias Incrivéis" em português). Estou aqui também com uma cópia de Starsky and Hutch e em breve vai rolar comentário sobre ele aqui no blog. E fiquei até com vontade de ir ver o Dodgeball, que mesmo não tendo o Ferrel no elenco (não sei se ele faz alguma participação especial, mas é bem capaz) mas tem Vince Vaughn e Ben Stiller. Já é um bom motivo pra arriscar.

Interresou em ver "O Âncora", então corra para o cinema pois só está em cartaz no cinema do Itaigara. Como sexta a programação muda, não sei se ele vai ser mandando para alguma outra sala ou continuar por lá.

Nenhum comentário: