propaganda

quinta-feira, 29 de março de 2007

Scoop - O Grande Furo

Título Original: Scoop (2007)
Elenco: Scarlett Johansson, Woody Allen, Hugh Jackman, Ian McShane e Romola Garai
Diretor: Woody Allen
Duração: 98 minutos


Eu com certeza já devo ter dito isso antes aqui no blog: os filmes de Woody Allen são sempre bons, mesmo quando são ruins. O seu mais novo longa se chama “Scoop – O Grande Furo” e mantém a qualidade de sempre.

Para um diretor que faz praticamente um filme por ano, conseguir manter uma uniformidade é complicado, mas ele consegue. Ele filma pela segunda vez em Londres e com a atriz Scarlett Johansson, que parece ter se tornado a sua nova musa. Claro que ela ainda está longe de atrizes como Diane Keaton (8 filmes) e Mia Farrow (13 filmes), mas quem sabe ela não chega lá.

Se em “Match Point” Allen fez um filme mais sério e dramático, que envolvia um assassinato na classe alta londrina, em “Scoop” o mesmo tema é de certa forma abordado, só que dessa vez usando um tom cômico. Ele já tinha feito algo parecido em “Melinda e Melinda”, só que agora foram 2 filmes separados. Outro retorno é do diretor a frente das telas, já que no anterior ele tinha ficado apenas atrás.

A história já assume um tom totalmente absurdo logo de início ao mostrar um jornalista que depois de morrer, durante o caminho para a vida eterna, acaba descobrindo um “scoop” (furo de reportagem): Peter Lyman (Hugh Jackman), um jovem aristocrata é um serial killer conhecido como “assassino do tarô”. Então o jornalista entra em contato com o mundo dos vivos para passar o seu “scoop” para alguém investigar. Aí é que entram na história a jovem jornalista Sondra Pransky (Scarlett Johansson), que durante um número de mágica do mago Splendini (o próprio Woody Allen) acaba recebendo a visita do repórter. Ela então resolve ir investigar o caso com a ajuda do mágico.

É engraçado ver como Allen conseguiu transformar Scarlett num alter ego feminino seu, com direito até a um óculos redondo. Os dois juntos na tela formam uma dupla bastante interessante. Os diálogos entre eles são sempre muito engraçados. Talvez em outros tempos eles seriam o par romântico da trama, mas ele já um senhor de idade e isso cada vez já se reflete em seus últimos filmes. Sobra então para ela e Hugh Jackman a parte romântica da história, mas claro que a comédia sempre fica em primeiro plano.

É bom ver que Allen continua em forma, fazendo bons filmes, e principalmente o que faz melhor que são as comédias. Talvez esse filme não faça tanto sucesso de crítica e prêmios quanto o anterior, mas essa não é a sua intenção.

Seu próximo filme parece que vai ser feito na Espanha e além de contar novamente com Scarlett no elenco, ainda vai ter Penélope Cruz e a volta de Diane Keaton. Esse promete ser bom!

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito de Scoop, talvez até mais do que de Match Point, porque a presença de Woody Allen como ator em seus filmes faz grande diferença, com suas frases sensacionais tipo "eu não sei que substância você fumou,mas recomendo que não passe com ela pela alfândega"