propaganda

domingo, 9 de dezembro de 2007

O Último Rei da Escócia

Título Original: The Last King Of Scotland (2006)
Com: Gillian Anderson, James McAvoy, David Oyelowo, Kerry Washington e Forest Whitaker
Diretor: Kevin Macdonald
Roteiro: Peter Morgan
Duração: 125 minutos


O general Idi Amin Dada esteve no poder de Uganda entre 1971 e 1979. Em oito anos de poder ele matou e torturou entre 100 e 300 mil ugandenses. Esse foi um dos regimes mais sanguinários da história da África.

Baseado no romance de Giles Foden, o filme “O último Rei da Escócia” usa o personagem fictício do jovem médico escocês Nicholas Garrigan (James McAvoy) que vai ao país para tentar acabar com o “tédio” de sua vida para retratar o ocorrido no país durante o golpe militar, quando Amin assumiu o poder.

Garrigan acaba ficando amigo de Amin, que o convida para fazer parte do seu governo. Logo ele fica dividido entre aproveitar as maravilhas e regalias cedidas pelo ditador ou fazer alguma coisa para ajudar.

O ator Forrest Whitaker conseguiu o papel de sua vida ao interpretar o general Amin e sua atuação foi tão elogiada que ele acabou levando o Oscar de melhor ator. Realmente merecido, sempre que ele aparece na tela rouba a cena.

A direção de Kevin Macdonald da um tom de documentário a história, visto que essa foi sua primeira experiência em um filme de ficção. Outro fator para contribuir para esse tom é o roteiro de Peter Morgan, que também escreveu outro filme que é praticamente um documentário: “A Rainha”.

Um comentário:

Marcio Melo disse...

Esse já está na minha lista tem um bom tempo.