propaganda

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Guns n' Roses - Chinese Democracy

O disco mais lendário do rock atual finalmente chega as lojas hoje. Estou falando do “Chinese Democracy”, novo cd do Guns n' Roses. A produção consumiu 13 milhões de dólares, ganhando o título de álbum mais caro de todos os tempos, e 10 anos.

A demora fez com que muita gente duvidasse que realmente fosse ser lançado algum dia. Além disso, muita expectativa se criou, afinal de contas a banda estava a 17 anos sem lançar um disco de inéditas. Somente o vocalista Axl Rose sobrou da formação original. Nesse tempo muitos músicos já passaram pela banda. Depois disso é impossível que o disco corresponda ao que se esperava dele.

A lenda foi tanta que nesse período outras bandas diziam que iam lançar discos com o mesmo título. Para completar a companhia de refrigerante Dr Pepper anunciou em março desse ano que daria um refrigerante de graça para todo mundo nos Estados Unidos caso o disco fosse realmente lançado. Agora a empresa está enfrentando um tráfego intenso em seu site, que chegou a derrubá-lo, de pessoas interessadas em se cadastrar para ter sua bebida grátis.

As músicas foram colocadas para serem ouvidas no My Space da banda e o resultado foi recorde de acessos. O site chegou a ter uma média de 25 acessos por segundo, uma marca histórica.

Os fãs da banda irão reconhecer as características que ajudaram a criar a identidade do conjunto. A voz de Axl continua com o timbre característico um pouco agudo e meio rouco. As guitarras também têm os mesmos timbres e riffs que marcaram os discos na época em que o guitarrista Slash ainda fazia parte do grupo.

Outra característica marcante é a megalomania musical de algumas músicas que lembra bastante os discos “Use Your Illusion” 1 e 2. Isso se mistura com o peso das guitarras e também com elementos de música eletrônica e rock mais atual. O disco tem bons momentos, mas como eu falei no início, era impossível ele corresponder a expectativa criada. Ainda mais depois de tantos problemas envolvendo a produção e gravação.

O jeito agora é esperar a resposta comercial do disco. Se talvez artisticamente esse não seja um grande cd da banda, mas quem sabe ele ainda pode ser um sucesso de bandas. Vamos ver o que os fãs e o mercado vão dizer.

Links:
http://www.gunsnroses.com
http://www.myspace.com/gunsnroses

Um comentário:

Rodrigo Carreiro disse...

Há algumas semans quando vazou eu estava descrente, achando que era mentira ehehhe
Agora tô ouvindo no myspace. Razoável.