propaganda

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Quem Quer Ser um Milionário?

Título Original: Slumdog Millionaire (Inglaterra, 2008)
Com: Dev Patel, Ayush Mahesh Khedekar, Freida Pinto, Rubina Ali, Madhur Mittal, Azharuddin Mohammed Ismail, Sanchita Choudhary, Anil Kapoor e Irrfan Khan
Direção: Danny Boyle
Roteiro: Simon Beaufoy
Duração: 120 minutos


Nota: 4 (ótimo)

Esqueça a novela das 8 “Caminho das Índias”! Se você realmente quer ver um retrato fiel sobre a Índia assista “Quem Quer Ser um Milionário?”, novo filme de Danny Boyle e grande vencedor do Oscar 2009. Uma ótima fábula moderna feita na hora certa em tempos de crise para dar uma esperança aos espectadores e que agradou em cheio a crítica e o público.

O filme conta a história de Jamal que ao participar de um programa de televisão chamado “Quem Quer Ser um Milionário” é suspeito de ter fraudado por ter conseguido responder as perguntas de maneira correta. Em forma de flashbacks iremos saber mais sobre o personagem e temos a explicação de como ele sabia cada resposta. Iremos acompanhar sua infância difícil junto do irmão e muitos dos problemas que ele enfrentou.

A parte técnica do filme é muito boa. A edição é bem ágil e o vai e volta não incomoda nem um pouco sendo usado de maneira bem inteligente para contar a história. A fotografia também merece destaque ao retratar muito bem a Índia. Destaque também para a trilha sonora que usa a música indiana misturada com elementos eletrônicos sem cair no clichê.

Os elementos técnicos e também o conteúdo da história fez com que se comparasse o filme com o brasileiro “Cidade de Deus”. A comparação procede, alguns elementos são mesmo bem parecidos, mas são filmes bem distintos.

O diretor Danny Boyle mostra mais uma vez sua incrível habilidade em fazer filmes com gêneros tão distintos. Após ter ido para o espaço em “Sunshine”, ele volta ao planeta terror e usa a experiência de ter trabalhado com um elenco infantil em “Caiu do céu” para realizar mais um ótimo trabalho.

Sem dúvidas esse não é o seu melhor trabalho, mas continua mostrando seu incrível talento como cineasta. Também vai ser complicado ele conseguir superar “Trainspotting”, mas é bom ver que ele finalmente teve o reconhecimento da academia.

“Quem Quer Ser um Milionário?” é um filme visualmente impressionante que consegue equilibrar bem tanto como o lado entretenimento como o lado realista e sofrido do personagem principal com uma mensagem bem interessante de esperança de uma fábula moderna.

10 indicações ao Oscar 2009 – 8 prêmios
Fotografia: Anthony Dod Mantle
Direção: Danny Boyle
Edição: Chris Dickens
Trilha Sonora: A.R. Rahman
Música: "Jai Ho", música de A.R. Rahman; Letras de Gulzar
Música: "O Saya", música de A.R. Rahman; Letras de A.R. Rahman e Maya Arulpragasam
Filme: Christian Colson (produtor)
Edição de Som: Glenn Freemantle e Tom Sayers
Mixagem de Som: Ian Tapp, Richard Pryke e Resul Pookutty
Roteiro Adaptado: Simon Beaufoy

* O filme está previsto para estrear no dia 06/03, mas enquanto isso está em cartaz como pré-estréia.

Indicados ao Oscar 2009 já comentados aqui no blog

5 comentários:

Anônimo disse...

Por sinal, a audiência da novela anda uma merda (não é pra menos). Não me surpreenderia se a novela resolvesse copiar alguns elementos do filme para tentar levantar a audiência (acho pouco provável que dê certo). Achei que você fosse comentar algo que tenho visto em algumas críticas, que o filme faz uma "homenagem velada" a "Cidade de Deus", com direito até a galinha aparecendo e tudo.

Anônimo disse...

Muito bom!! Não achei que fosse conseguir melhor filme!

Maína Pinillos Prates disse...

O filme é muito bom!!! Um roteiro muito bem feito, um prato cheio para um diretor como o Danny Boyle dar agilidade e tirar a poesia da pobreza e da desumanidade como em uma fabula da busca de um sonho da felicidade.

Josh disse...

O Casamento de Rachel é bala! Gostei pra caralho =)

Tucha disse...

Achei o filme fantástico, como vc disse uma fábula, uma versão das mil e uma noites. A montagem foi bem agil e o filme fica 'bonito', mesmo tratando de um tema tão triste, o abandono da infancia.