propaganda

terça-feira, 10 de março de 2009

Watchmen - O Filme

Título Original: Watchmen (EUA, 2009)
Com: Patrick Wilson, Jackie Earle Haley, Matthew Goode, Billy Crudup, Jeffrey Dean Morgan, Malin Akerman, Carla Gugino, Stephen McHattie e Matt Frewer
Roteiro: David Hayter e Alex Tse
Direção: Zack Snyder
Duração: 163 minutos


Nota: 2 (regular)

Watchmen – O Filme” chega aos cinemas com a difícil tarefa de adaptar a graphic novel de Alan Moore. O diretor Zack Snyder, que já teve outra experiência em adaptar quadrinhos com “300”, tinha o trabalho de adaptar uma obra tão complexa ao ponto de agradar os fãs e ao mesmo tempo conseguir adaptá-lo para o grande público. O resultado que se vê na tela não é um filme ruim, mas ao comparar com a revista a coisa complica.

Como eu já tinha falado aqui no blog quando comentei sobre a revista, o problema da adaptação seria a estrutura da história. São muito detalhes e não da para colocar tudo num filme de pouco mais de 2 horas e meia. O que resta é adaptar apenas a história, e nisso o filme cumpre bem o seu papel. O básico da trama está lá, mas não é suficiente. O ritmo vai até bem até pouco mais da metade, mas a parte final se perde bastante em concluir tudo rápido demais.

O maior vilão do filme acaba sendo a armadilha da fidelidade com a revista. A trama é colocada como elemento principal, então a escolha do elenco ficou em segundo plano. Isso também compromete bastante o filme. O único que merece destaque é Jackie Earle Haley como Rorschach. Ele é o único que consegue fazer um personagem bem próximo ao que é visto nos quadrinhos. O mais fraco sem dúvidas é Matthew Goode como Ozymandias, tanto pela atuação quanto pela caracterização do personagem.

Mesmo assim Zack Snyder demonstrou muito respeito pela obra original e o que se vê no resultado final do filme talvez seja apenas sua limitação como diretor. Ele fez o melhor que podia, tentou ser fiel a história, mas seu estilo “visionário” de direção com cenas em câmera lenta e coisas do tipo talvez não seja a mais adequada para uma obra como “Watchmen”. Em “300” isso funciona muito bem. A idéia da revista era mostrar como seriam os super heróis no mundo real, mas esse tipo de coisa fica parecendo que estamos vendo algo tipo “Matrix”.

O pior é que uma das poucas “cenas de ação” da revista, a invasão da prisão, tenha virado uma cena de luta tão sem graça. Outras duas cenas que também perderam impacto foram as sessões de Rorschach com o psicólogo e as divagações do Dr. Manhattan em Marte, só para citar algumas.

O resultado é um filme bem regular, tanto como adaptação da revista quanto como filme em si. A falta de atuações marcantes também faz com que a história perca o impacto.

8 comentários:

Maína Pinillos Prates disse...

Eca pra esse filme!

Anônimo disse...

Eu estava me sentindo uma babaca. Pensei até que tava fazendo a faculdade errada. Todo mundo idolatrando o filme e eu achando uma porcaria.
Tenho vários blogs de filmes nos favoritos e você foi o único que concordou comigo! HAHA


Watchmen, que decepção!

duplat666 disse...

Colé man.
Isso é coisa de fã chato. Uma coisa que vc nem deveria ser pq vc é mais fã de Jack Bauer do que de Watchmen.

O filme é bom sim. Para um filme que nunca deveria ter sido filmado, como muitos falam, ele é até ótimo.

Se fosse seguir a risca TUDO que o quadrinho transmite não ia dar tempo e ia ser um pé no saco.

Marcio Melo disse...

E depois vc vem me dizer que ter lido a HQ não influencia né Ramonaldo? Sua conclusão foi totalmente baseada na HQ e a velha questão de adaptações e tal.

Mas é isso aí, esse filme anda dividindo bastante as opniões hehehe

Anônimo disse...

Até queria ver, mas tá no fim de uma lista enorme de filmes a assistir. Não só lá muito fã de quadrinhos, então...
Vê lá meu novo blog:
www.cafecompop.com

Peter Crouch disse...

Opa!
Rapaz, compreio o Zeitgeist. Achei por R$ 20,00. Agora falta o Vermelho do Weezer. heheheh

Anônimo disse...

Ramone, achei o filme muito bom. Considerando que o material original é muito poderoso(mas já está ficando um pouco datado) e de pouco apelo comercial para o grande público, acredito que o diretor chegou o mais perto possível do melhor que poderia ter sido feito. Falei com pessoas que não leram, viram, gostaram e já me pediram a revista emprestada. Abraços...Domingão tamo lá no Radiohead!

Unknown disse...

esse filme realmente não agrada.