propaganda

sexta-feira, 17 de julho de 2009

The Stanley Kubrick Archives

Ano de publicação: 2005
Autor: Alisen Castle
Editora: TASCHEN America Llc
Número de Páginas: 544

O diretor Stanley Kubrick morreu em 1999 e 6 anos depois foi lançado o livro “The Stanley Kubrick Archives” pela editora Taschen que oferece um mergulho dentro do processo criativo do diretor. Os arquivos foram organizados por Alisen Castle com ajuda a própria mulher de Kubrick, a pintora Christiane.

O livro traz 800 imagens de filmes e 800 itens, que até então eram inéditos, entre cartas, pôsteres e desenhos de criação, que buscam tentar mostrar como funcionava o processo criativo do diretor. Foram 2 anos de pesquisa em busca de material inédito.

O livro é separados em 2 partes. A primeira tenta criar uma experiência visual dentro dos filmes de Kubrick através de imagens. Já a segunda foca especificamente no processo criativo do diretor, separado por cada filme.

Para quem é fã do diretor como eu o livro é um prato cheio. Tenho até uma história particular com o livro. Quando ele foi lançado em 2005, lembro de ter visto uma matéria falando a respeito dele na Folha de São Paulo. Tempos depois acabei encontrando para vender numa livraria aqui em Salvador, mas custava mais de mil Reais. Pouco tempo atrás acabei encontrando ele novamente, dessa vez na livraria do Espaço Unibanco e estava pelo mesmo preço. Resolvi então dar uma olhada na Amazon e acabei comprando por pouco mais de 40 dólares.

Obviamente não existe previsão de lançamento de uma versão traduzida para o português e acredito ser muito difícil que algum dia isso aconteça.

Um comentário:

Tucha disse...

É o Ramon já comprou o exemplar dele... este é o meu garoto.