propaganda

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Show do Metallica

27 de Julho de 2009
Fórum – Copenhague – Dinamarca


Quem acompanha o blog desde o início talvez se lembre da história sobre o show do Metallica no Brasil em 2003. A banda marcou 2 shows e faltando umas 2 semanas acabou cancelando devido a problemas de saúde dos integrantes. Eu já tinha passagem e ingresso comprado. Por sorte eu tinha me programado para além de ir a esse show, ir também para o Tim Festival que era no dia seguinte e teria o White Stripes, além de ir visitar minha irmã que estava trabalhando na época no interior do Rio de Janeiro. Então não perdi a viagem e tive o dinheiro do show de volta. Desde então a banda ainda está devendo tocar no Brasil e segundo a gravadora dela acontecerá shows em Janeiro.

Bom, durante a minha passagem por Copenhague o Metallica esteve fazendo uma série de 5 shows na cidade. Para quem não sabe, o baterista Lars Ulrich é de lá, então eles sempre fazem mais shows na cidade por causa disso. Tinha até outdoor na rua da banda agradecendo a cidade. Os ingressos estavam esgotados há 9 meses atrás, pouco tempo depois de começar a venda. Resolvi então ir com meu amigo Andreh Hyor, que está morando por lá e que eu fui visitar, tentar comprar ingresso na porta do show. O esquema de cambista lá é bem restrito, já que se não me engano é crime. Tivemos sorte de encontrar um sujeito vendendo ingresso e que estava bem preocupado em ser bem discreto em relação a venda. Resumindo, conseguimos os ingressos e fomos para o show.

O local era fechado e de tamanho médio, por volta de 10 mil pessoas. Antes do Metallica tiveram 2 bandas, mas quando a gente entrou já estava na segunda que era o Lamb of God e a apresentação deles já estava no final. O palco ficava no meio da platéia em formato de retângulo. Tinham microfones espalhados de todos os lados e bateria ficava no meio. Não era muito alto, então quem estava na platéia e estivesse um pouco longe não conseguiria ver o show direito, ainda mais que eu perto dos dinamarqueses sou baixinho. O jeito então foi ir para bem perto do palco para poder ver a apresentação direito.

Não demorou muito para as luzes se apagarem e começar a música de introdução. A banda sobe ao palco e começam tocando "That Was Just Your Life" e “The End Of The Line”, que também abrem o último disco chamado “Death Magnetic”. Nem precisou muito esforço para ganhar a platéia. Todos estavam lá loucos para ver o Metallica.

Os caras ao vivo mandam muito bem e já se mostram bastante entrosados com o baixista Robert Trujillo, que entrou na banda após a gravação do álbum anterior “St. Anger”. Isso inclusive foi mostrado no documentário “Some kind of monster”. O guitarrista e vocalista James Hetfield se comunica bastante com a platéia nos intervalos entre as músicas.

Foram pouco mais de 2 horas de show onde tocaram 18 músicas, abrangendo razoavelmente bem toda a carreira da banda. Agora é foda porque a banda já tem muitos discos, então num show “curto” como esse sempre fica a sensação no final que ficaram faltando muitas músicas. Mas tem clássicos como “One”, “Master of Puppets” e “Enter Sandman” que não podem faltar.

No final do show cada integrante da banda fez um agradecimento ao público. O mais aplaudido obviamente foi o baterista Lars Ulrick, que falou em dinamarquês.

Agora resta saber se realmente eles vão tocar no Brasil mesmo em 2010. Eu agora já vi, então não devo ir ver. Mas quem gosta da banda pode ir que vale a pena. Quem sabe pelo fato deles estarem sem tocar nessas áreas há muito tempo faça com que eles toquem um repertório maior.

Setlist:

1. That Was Just Your Life
2. The End Of The Line
3. Ride The Lightning
4. The Memory Remains
5. One
6. Broken, Beat And Scarred
7. Leper Messiah
8. Sad But True
9. No Leaf Clover
10. Suicide & Redemption
11. The Day That Never Comes
12. Master Of Puppets
13. Dyers Eve
14. Nothing Else Matters
15. Enter Sandman

Encore:

16. Last Caress (Misfits cover)
17. Phantom Lord
18. Seek & Destroy

5 comentários:

Marcio Melo disse...

Que sonho ir num show do Metallica!

:O)

Eduardo Galindo disse...

êa ramones! bom investimento ter ido no show do metellica.
:)
quando eu tiver dinheiro eu vou tb.
beijus

Eduardo Galindo disse...

hahahahaha
metEllica foi bom!
ah, e bom te ver lá no show domingo camarada! saudades dos tempos do peladas rock! heheheheh
e só pra não dizer que eu não faria uma bagunça no show do metallica, eu ficaria gritando "from whom the bell tolls" até os caras encherem o saco e tocarem.
hahahahahahaha
abração

Zeca Forehead disse...

janeiro é nóis, papito!

Cristiano Contreiras disse...

Lembrei dos bons tempos que ouvia, sem parar, AND THE JUSTICE FOR ALL...

abraço!