propaganda

segunda-feira, 22 de março de 2010

O Mensageiro

Título Original: The Messenger (EUA, 2009)
Com: Ben Foster, Woody Harrelson, Jena Malone, Samantha Morton, Eamonn Walker e Steve Buscemi
Direção: Oren Moverman
Roteiro: Alessandro Camon e Oren Moverman
Duração: 112 minutos


Nota: 4 (ótimo)

O filme “O Mensageiro” faz uma abordagem diferente sobre a guerra do Iraque. O personagem principal Will Montgomery (Ben Foster) acaba de voltar da guerra com alguns ferimentos de combate, mas ainda tem que cumprir um tempo de serviço. Ele então é encarregado de se juntar ao capitão Stone (Woody Harrelson) na tarefa de notificar o falecimento de militares.

O trabalho aparentemente simples, mas que exige muito dos envolvidos. Eles tem todo um procedimento a seguir, mas a reação das pessoas é sempre imprevisível. E lidar com isso não é nada fácil.

Assim aos poucos iremos conhecendo Will e Stone, e os 2 também vão se conhecendo enquanto um passa a tarefa para o outro. E os 2 atores são o grande atrativo do filme. Eles estão muito bem, principalmente Harrelson que rouba a cena e acabou sendo indicado ao Oscar de ator coadjuvante.

O diretor Oren Moverman faz sua estréia na direção e utiliza uma visão bastante simples e documental para realizar o filme. Muita câmera na mão seguindo os atores de perto e também algumas cenas longas sem cortes para dar mais liberdade para a interpretação dos atores.

A história caminha bem enquanto acompanhamos os personagens realizando seu trabalho e vendo a reação das pessoas ao receber a notícia. O problema é que no meio da trama aparece a personagem vivida pela atriz Samantha Morton, uma dona de casa que recebe a notícia da morte do marido. Will acaba se aproximando dela e essa parte da trama quase chega a comprometer o filme, principalmente graças ao seu desfecho.

Apesar dos problemas, principalmente o desfecho do filme, “O Mensageiro” é um ótimo filme ao mostrar uma visão não habitual da guerra e também pelo ótimo elenco, com destaque para Woody Harrelson e também para Ben Foster.

2 indicações ao Oscar
Ator coadjuvante: Woody Harrelson
Roteiro original: Alessandro Camon e Oren Moverman

2 comentários:

Rodrigo Carreiro disse...

Hollywood tá se voltando pra guerra do iraque, enfim. Tem ainda pra estreiar Green Zone, com Matt Damon.
Esse Mensageiro preciso assistir. Woody é um grande ator.

Tucha disse...

Discordo do aparentemente simples, uma trabalho doloroso e difícil. O filme faz parte dos questionamentos que a arte cinematográfica faz das guerras norte americanas.