propaganda

terça-feira, 13 de abril de 2010

Educação

Título Original: An Education (EUA , 2009)
Com: Olívia Williams, Dominic Cooper, Peter Sarsgaard, Carey Mulligan, Alfred Molina, Rosamund Pike, Sally Hawkins e Emma Thompson
Direção: Lone Scherfig
Roteiro: Nick Hornby
Duração: 95 minutos


Nota: 4 (ótimo)

A primeira coisa que chama a atenção no filme “Educação” é o fato de o roteiro ter sido escrito por Nick Hornby, autor de livros que já foram adaptados ao cinema como “Alta Fidelidade” e “Um grande garoto”. Dessa vez ele que assume a missão de adaptar um texto para o cinema. O roteiro é baseado no livro de memórias da jornalista inglesa Lynn Barber. Apesar disso, esse não é o seu primeiro trabalho nem como roteirista e nem como adaptação. Ele já tinha adaptado seu próprio livro “Febre de Bola”.

O filme se passa em Londres na década de 60 e conta a história de Jenny (Carey Mulligan), uma jovem de 16 anos que está no último ano do colégio e está estudando para tentar uma vaga na famosa universidade de Oxford. Sua vida muda quando ela conhece David (Peter Sarsgaard), um homem mais velho que irá mostrá-la sobre as coisas boas da vida como arte, bons restaurantes e viagens.

A história é simples e parece ser algo já vista em outras produções, mas nas mãos da diretora Lone Scherfig a trama ganha uma profundidade emocional nas entrelinhas. A principio pode parecer uma simples história de amor, mas na verdade é sobre a Jenny. Ou melhor, é sobre a educação, como o próprio nome diz. A personagem irá enfrentar o dilema entre entrar na faculdade para seguir uma carreira ou tentar “aprender com a vida” junto com David.

O ótimo roteiro de Hornby combinados com a direção de Lone ganha ainda mais força com as excelentes performances dos atores, com destaque para a protagonista Carey Mulligan. Sua atuação e seu carisma como Jenny são realmente muito bons e justifica sua indicação a prêmios como o Oscar. O resto do elenco também está muito bem com destaques para Peter Sarsgaard e Alfred Molina na figura do pai de Jenny.

“Educação” é um filme pequeno, independente e aparentemente comum, mas consegue ser bastante acima da média graças aos destaques apontados onde ele faz a diferença. Talvez a indicação ao Oscar de melhor filme crie uma expectativa grande em relação a ele e isso acabe frustrando um pouco.

3 indicações ao Oscar:
Filme: Finola Dwyer e Amanda Posey (produtores)
Atriz: Carey Mulligan
Roteiro Adaptado: Nick Hornby

8 comentários:

Marcio Melo disse...

Carey está ótima no papel.

Na minha opinião é apenas um belo filme e nada mais.

R. Dantas disse...

Fiquei com vontade de ver justamente pelo roteiro do Hornby. Mas tô com vários filmes atrasados, ainda nem vi Ilha do medo. Vou ter que colocar mais um na lista. :)

Unknown disse...

eu viii! milagre! rs!

gostei, mas não amei...

Duda Lima disse...

pela sua resenha me dá vontade de assistir!
olha quanta responsabilidade, hehe!
bjo

Unknown disse...

Foi exatamente isso que aconteceu comigo. Esperava muito, e por isso acabei um pouo frustrada...

Paloma disse...

Eu não esperava tanto... vi e gostei.. nada excepcional.. uma boa história... tb gostei muito dos atores! ;)

Maína Pinillos Prates disse...

Não sabia que era roteiro do Nick Hornby, grande filme, faço minhas suas palavras.

Paloma disse...

Nem sempre.. ;)