propaganda

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O Turista

Título Original: The Tourist (EUA , 2010)
Com: Angelina Jolie, Johnny Depp, Paul Bettany, Rufus Sewell, Steven Berkoff e Timothy Dalton
Direção: Florian Henckel von Donnersmarck
Roteiro: Florian Henckel von Donnersmarck, Christopher McQuarrie e Julian Fellowes baseado no roteiro de Jérôme Salle do filme “Anthony Zimmer”
Duração: 103 minutos

Nota: 1 (ruim)

O filme “O Turista” tinha tudo para ser interessante, a começar pelos envolvidos no filme. Primeiro a reunião dos protagonistas Angelina Jolie e Johnny Depp juntos pela primeira vez. Além disso, o diretor alemão Florian Henckel Von Donnersmarck (vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2007 com "A vida dos outros") e os roteiristas Christopher McQuarrie ("Os suspeitos") e Julian Fellowes ("Assassinato em Gosford Park"). Some isso com belas cidades como Paris e Veneza como pano de fundo, então tinha tudo para dar certo. Infezlimente não é o que se vê na tela.

O principal problema é o roteiro. A história até tem uma premissa interessante no qual uma mulher (Jolie) é investigada, pois seu ex-amante roubou dinheiro de um gangster e sonegou impostos. Ela então recebe uma carta com instruções dele para embarcar num trem e escolher alguém parecido com ele para enganar a polícia. Sobre então para o pobre Frank (Depp), um turista americano, se envolver na confusão.

Até aí tudo bem, o filme poderia explorar bem o clima de espionagem e romance misturando cenas de ação e um pouco de comédia. Ele até tenta fazer isso, mas falha completamente. Os protagonistas não têm muita química e carisma juntos, então a fragilidade do roteiro começa a falar mais alto. Os absurdos e buracos da história começam a ganhar força, principalmente nas reviravoltas da trama. Aí o filme desce ladeira abaixo.

A cara de um dos personagens do filme no final com uma cara de “como assim, esse filme não faz sentido nenhum” é constrangedora e reflete bem a reação da audiência após o final do filme. Podia ter sido pelo menos divertido, mas nem isso ele consegue. Uma pena!

3 comentários:

Marcio Melo disse...

Tenha medo, não irei ver intonces

Rodrigo Carreiro disse...

Que coragem de ter ido ehehhe
Esse eu não vou mesmo.

Tucha disse...

Dá pra assitir, pela bela paisagem de Veneza. Mas o roteiro é fraquinho e a gente fica mesmo com cara de "como assim" no final...