propaganda

terça-feira, 1 de março de 2011

Inverno da Alma

Título Original: Winter's Bone (EUA , 2010)
Com: Jennifer Lawrence, John Hawkes, Dale Dickey, Lauren Sweetser, Ashlee Thompson e Tate Taylor
Direção: Debra Granik
Roteiro: Anne Rosellini e Debra Granik baseado no romance de Daniel Woodrell
Duração: 100 minutos

Nota: 3 (bom)

Entre os 10 filmes indicados ao Oscar de melhor filme em 2011, sem dúvidas “Inverno da Alma” é o menor deles. Não menor no sentido de qualidade, apesar de eu achar um dos mais fracos dos 10, mas sim em produção. É o representante do cinema independente americano. Infelizmente esse espírito “independente” acaba prejudicando o filme.

A história é mistura de drama familiar com filme policial. A protagonista é Ree Dolly (Jennifer Lawrence) que tem a missão de encontrar o pai fugitivo após ter recebido liberdade condicional. Se ele não se apresentar a justiça ela irá perder a casa que o pai colocou como garantia. Ela ficou responsável pelos 2 irmãos pequenos e pela mãe que sofre uma doença metal. Muita responsabilidade para uma menina de apenas 17 anos.

O roteiro é baseado no romance de Daniel Woodrell, um autor de livros de mistério que sempre ambienta suas histórias nas montanhas Ozarks, no estado americano do Missouri. Ele próprio define seu estilo como “country noir”, e é daí que vem o outro problema do filme.

A história se perde um pouco na tradução já que o clima estranho do interior mostrado no filme não parece fazer muito sentido para quem não é dos Estados Unidos. É como colocar um americano para assistir um filme como “Abril Despedaçado” ou “Amarelo Manga”, não vai fazer tanto sentido para ele. É difícil conseguir transcender esse tipo de problema, como “Cidade de Deus”, por exemplo, conseguiu.

No final das contas o clima independente prejudica a naturalidade da trama e junto com a falta de familiaridade com o lugar apresentado acabam funcionando negativamente para o filme. Mesmo assim a boa história, o clima de mistério e a excelente atuação de Jennifer Lawrence acabam garantindo a qualidade o filme.

4 comentários:

Marcio Melo disse...

Pra mim é sim o menor inclusive em termos de qualidade, fora as excelentes atuações para mim foi um grande vazio sem um climax foda.

Vai passando, passando e termina.

Tucha disse...

Foi bom ler seu comentário, acho que não vou ver o filme...
Vc gostou das premiações do Oscar?

Vanessa Sagossi disse...

Parece legal! Ótimo comentário.

Beijos,
Vanessa Sagossi
comentandoofilme.blogspot.com

Vanessa Sagossi disse...

O trailer também é bem interessante. Acabei de vê-lo.

Beijos,
Vanessa Sagossi
comentandoofilme.blogspot.com