propaganda

quarta-feira, 22 de junho de 2011

X-Men - Primeira Classe

Título Original: X-Men - First Class (EUA , 2011)
Com: James McAvoy, Michael Fassbender, Kevin Bacon, Rose Byrne, Jennifer Lawrence, Beth Goddard, Morgan Lily, Oliver Platt, Álex González, Jason Flemyng, Zoë Kravitz, January Jones, Nicholas Hoult, Caleb Landry Jones, Edi Gathegi, Corey Johnson, Lucas Till, Laurence Belcher e Bill Milner
Direção: Matthew Vaughn
Roteiro: Bryan Singer, Ashley Miller, Zack Stentz, Jane Goldman e Matthew Vaughn
Duração: 132 minutos

Nota: 5 (excelente)

A Fox estragou a franquia de filmes dos X-Men com os péssimos “X-Men 3” e o filme solo do Wolverine. Como agora a nova moda em Hollywood é reiniciar as franquias ou então fazer um prelúdio, por que então não juntar as 2 coisas? Assim surgiu “X-Men – Primeira Classe”. Após o anuncio da realização desse filme tudo indicava que seria mais uma bomba.

Felizmente Bryan Singer, roteirista e diretor dos 2 primeiros filmes dos mutantes, voltou a se envolver. Ele iria comandar a produção, mas acabou deixando de lado devido a outros compromissos ficando ainda como um dos produtores. Para o seu lugar foi convocado Matthew Vaughn, que mostrou muita qualidade em outro projeto envolvendo HQs na adaptação de “Kick-Ass”. Nomes interessantes começaram a formar o elenco como James McAvoy, Kevin Bacon e Jennifer Lawrence, então parecia que os mutantes da Marvel iriam ganhar novamente um bom filme.

A idéia do roteiro é bem interessante ao mostrar a origem dos X-Men com a primeira formação do grupo. Alias era até um pouco arriscado já que no filme foram usados poucos personagens conhecidos do grande público, o que poderia complicar a identificação do público. Felizmente com um ótimo roteiro e elenco o resultado foi bastante positivo.

A história se passa nos anos 60 e tem como foco maior a aceitação da sociedade em relação aos mutantes, indo um pouco mais fundo no tema que já tinha sido abordados nas 2 primeiras aventuras dos mutantes no cinema. Iremos saber como o professor Charles Xavier (James McAvoy) e Magneto (Michael Fassbender) se conheceram e como se tornaram inimigos. Juntos eles irão reunir um grupo de mutantes para impedir que um grupo de mutantes criminosos liderados por Sebastian Shaw (Kevin Bacon).

Além de uma boa história, o que da ainda mais força ao filme são as atuações. A química entre McAvoy e Fassbender é muito boa e todas as vezes que eles dividem a tela são excelentes. Bacon também está na medida certa como vilão. Destaque também para Jennifer Lawrence (revelada em “Inverno da Alma”) como a Mística. O roteiro equilibra muito bem a parte dramática com a ação e alguns leves toques de humor. O filme é também uma ótima adaptação e homenagem as HQs do início dos X-Men.

No final das contas a Fox conseguiu dar um excelente novo rumo para a franquia dos X-Men ao fazer um dos melhores blockbusters desse ano. Pelo sucesso que conseguiu fazer com certeza teremos uma nova aventura em breve. Vamos ver se dessa vez vão conseguir manter a qualidade.

5 comentários:

FJones disse...

Rapaz, eu curti esse filme tb. Acho que pela primeira vez a gente concordou com a qualidade do filme, hehe

Marcio Melo disse...

É realmente muito bom e concordo com grande parte do que escreveu, mas não achei um filme perfeito não, tem algumas falhinhas e principalmente o nucleo Malhação é de lascar

Duda Lima disse...

Assisti onte e também gostei bastante, superou as minhas expectativas!
Também foi muito boa a participação de Wolverine no filme!

Duda Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Carreiro disse...

Não sei se o 3 é tão ruim assim, mas esse first class surpreende, porque tem menos ação do que o normal dos filmes de super-heróis;