propaganda

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Sherlock Holmes - O Jogo de Sombras

Título Original: Sherlock Holmes - The Game of Shadows (EUA , 2011)
Com: Robert Downey Jr., Jude Law, Jared Harris, Kelly Reilly, Stephen Fry, Noomi Rapace e Rachel McAdams
Direção: Guy Ritchie
Roteiro: Michele Mulroney e Kieran Mulroney
Duração: 129 minutos

Nota: 3 (bom)

Graças ao sucesso do primeiro filme, era de se esperar uma continuação das aventuras do detetive Sherlock Holmes. O diretor Guy Ritchie volta a cadeira de diretor trazendo novamente a dupla de protagonistas Robert Downey Jr. e Jude Law.

Em “Sherlock Holmes - O Jogo de Sombras” a história continua de onde parou no primeiro filme e iremos acompanhar as investigações de Holmes (Downey Jr.) para impedir os planos do seu arqui-inimigo: o professor Moryarty (Jared Harris).

Ritchie conseguiu emplacar um ritmo mais acelerado nessa continuação lembrando bastante a sua filmografia. Conseguiu também construir a história de maneira mais interessante e dando mais sentido as cenas de ação.

A fotografia também melhorou abusando menos das tomadas escuras, mas manteve os exageros nos efeitos na criação dos cenários que continuam soando muito artificiais. Seguindo a fórmula de que continuações têm que ser maiores, a trama é mais internacional indo além de Londres passando por Paris e outros pontos da Europa.

Saindo da parte técnica, vamos ao elenco. Downey Jr. e Law continuam ótimos como a dupla Holmes e Watson. O diálogo e a interação entre os 2 rendem mais uma vez os melhores momentos do filme. Harris também está bem como o vilão. Vale destacar também o irmão de Holmes vivido por Stephen Fry, que apesar de pouco tempo na tela rende bons momentos. O único personagem que não ficou meio bem aproveitado foi a cigana Simza, interpretada por Noomi Rapace, que se junta a dupla principal.

O filme consegue até ser um pouco mais interessante e divertido que o primeiro, mas também não chega a ser tão melhor assim. Algumas cenas em específico são melhores, principalmente as de ação e o uso da câmera lenta é mais bem utilizada.

2 comentários:

Rodrigo Carreiro disse...

O primeiro eu achei tão sem graça. Esse melhorou bastante, apesar do abuso das piadas na parte inicial.

Marcio Melo disse...

Gostei bastante deste filme, me diverti muito e achei que ele superou o primeiro por trazer um vilão mais interessante.

Algumas cenas como a do "Xadrez" no tabuleiro e na pista de dança e a da floresta são bem legais.