propaganda

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Histórias Cruzadas

Título Original: The Help (Estados Unidos , 2011)
Com: Emma Stone, Viola Davis, Octavia Spencer, Bryce Dallas Howard, Jessica Chastain, Ahna O'Reilly, Allison Janney, Anna Camp, Chris Lowell, Cicely Tyson e Mike Vogel
Direção e Roteiro: Tate Taylor
Duração: 146 minutos

Nota: 4 (ótimo)

Confesso que não estava muito interessado em assistir “Histórias Cruzadas” até que ele acabou sendo indicado a melhor filme no Oscar 2012. Então me senti na “obrigação” de assistir. E me surpreendi, o filme é ótimo.

A história do filme é interessante ao mostrar de maneira mais intimista o drama das empregadas domésticas negra dos EUA nos anos 60 durante a conturbada luta pelos direitos civis.

Na verdade tudo começa com Skeeter (Emma Stone), uma jovem que volta da universidade e ao ver suas amigas do colégio maltratando as empregadas e resolve escrever um livro contando o lado delas. Claro que ela vai ter muita dificuldade em conseguir convencê-las a contar suas histórias por elas terem medo de sofrerem punições.

A primeira que começa a contar seu drama é Abileen (Viola Davis) e logo depois Minny (Octavia Spencer) também entra após ficar com raiva por ser demitida injustamente por sua ex-chefe.

O filme poderia facilmente cair no melodrama e ser bastante piegas, mas felizmente não é isso que acontece. O diretor consegue dar a história um tom de drama misturado com comédia que funciona muito bem.

O grande trunfo mesmo do filme é o elenco. Os personagens são muito bons e acaba dando uma força maior ainda a história já que o diretor optou por não explorar muito a parte polêmica do tema. Os destaques ficam é claro por conta de Viola David e Octavia Spencer, respectivamente indicadas por melhor atriz e atriz coadjuvante.

Mas quem consegue se destacar mesmo com pouco tempo em cena é Jessica Chastain (A Árvore da Vida) como uma dona de casa que é ignorada na cidade. Ela acaba contratando Minny para trabalhar em sua casa e os momentos das duas juntas em cena são as melhores partes do filme. Tanto que ela acabou também sendo indicada a atriz coadjuvante.

Talvez Emma Stone não tenha sido a escolha ideal para o papel de Skeeter, mas ela não chega a comprometer o filme com sua atuação bem comedida. Bryce Dallas Howard também está bem, mas talvez os exageros da sua personagem acabem soando um pouco caricato demais.
No final das contas o filme é bem simples e honesto que consegue desenvolver bem a trama de maneira tradicional conseguindo prender, entreter e emocionar o público sem soar piegas e exagerado graças ao excelente elenco.

2 comentários:

Marcio Melo disse...

De verdade achei um bom drama com toques de humor bem acertados mas não vi nada demais, nem de absurdo nele que fizesse valer a indicação ao Oscar de melhor filme. Apenas as indicações e premiações para o elenco acho merecidas.

E sim, achei um pouco piegas, e é sim, goste ou não do termo, apenas um "feel good movie" sem muita ousadia, novidades ou nada que faça valer fortemente sua ida ao cinema.

Ramon Pinillos Prates disse...

Também não indicaria a melhor filme, mas mesmo assim o filme é muito bom. O elenco e os personagens já valem a pena.

E se o filme fosse "feel good movie" você teria gostado e não tava aí reclamando. heheheheheh