propaganda

sábado, 28 de abril de 2012

Bob Dylan

17 de Abril de 2012
Ginásio Nilson Nelson – Brasília – DF
Foto tirada do site Dylanesco


Sem dúvidas Bob Dylan é uma lenda da música mundial com 70 anos de idade e 50 anos de carreira. Nunca fui muito fã, mas reconheço sua importância na história da música. Acabei indo conferir sua apresentação ao vivo graças a vinda de minha irmã e meu pai ao show.

O local do show talvez não tenha sido o mais apropriado. Sem dúvidas o show funcionaria melhor num lugar menor. Mesmo assim a apresentação foi menos “chata” do que eu esperava. Isso se deu graças a sua banda muito competente com uma formação meio “roqueira” com 2 guitarras, baixo, bateria e um músico que alternava entre guitarra e teclado. Todos eles pareciam fies escudeiros e grandes fãs de Dylan.

O show foi meio morno e sem grandes hits do público brasileiro. Como o local era de médio porte, grande parte da platéia era formada por fãs mais casuais. Digamos que as apresentações de Dylan são mais voltadas para os fãs de carteirinha. O som não estava muito bom e combinado com a voz rouca e peculiar de Dylan em alguns momentos ficava difícil de entender o que ele estava cantando.

Além disso Dylan não é um “showman”, então ele dificilmente se dirige a plateia. Sem recursos de luz e palco a única coisa que ele oferece são suas músicas. E algumas canções ele ainda muda o arranjo ficando até difícil de se reconhecer facilmente.

Uma parte da plateia ainda entrava no local (inclusive a gente) quando Dylan subiu ao palco. O público ainda está meio apático e quieto acompanhando a apresentação, mas na 3ª música “Things Have Changed” quando ele começa a tocar gaita e galera vibra.

O repertório não teve muitos hits, mas mesclou bem diversas fases da extensa carreira do cantor. As mais conhecidas ficaram pro final: “Like a Rolling Stone” e “All Along the Watchtower” (minha favorita). Depois dessa a banda sai do palco e parece que a apresentação chegou ao fim, mas a platéia grita bastante e Dylan resolve voltar para cantar mais uma: “Rainy Day Women #12 & 35”.

Infelizmente os telões não estavam funcionando, o que dificultou um pouco acompanhar o show com mais detalhes para quem estava mais longe na arquibancada como nós estávamos.  Apesar de não ser fã saí satisfeito do show, achei melhor do que esperava e posso dizer que vi um dos mitos mais importantes da música mundial. 

Repertório

2 comentários:

Rodrigo Carreiro disse...

Apesar de não ser fã, assim como vc eu também tinha curiosidade de assisti-lo. Infelizmente não vi, mas li críticas de duas formas: do jeito que vc escreveu, e fãs mais ardorosos achando maravilhoso.

Marcio Melo disse...

É bom as vezes ler um relato de alguém não fã sobre um show.

Eu também nunca fui muito fã de Bob Dylan, acho que veria se ele tocasse no parque da cidade aqui em Salvador hehehe