propaganda

terça-feira, 10 de abril de 2012

Lollapalooza 2012 – 1º dia

Dia: 7 de Abril de 2012
Local: Jockey Club - São Paulo – SP
Fotos tiradas do site Terra (exceto Peaches tirado do site da Rolling StoneBrasil)
Site oficial do evento: http://www.lollapaloozabr.com
O festival Lollapalooza foi criado em 1991 por Perry Farrell, vocalista do Jane's Addiction. Atualmente o festival se realiza anualmente em Chicago nos EUA, mas a ideia era ser um festival itinerante e chegou a ter edições realizadas em outras cidades dos EUA e do Canadá. Em 2011 rolou uma edição no Chile, que se repetiu esse ano. Agora chegou a vez de acontecer no Brasil.

Confesso que não sou muito fã de grandes festivais, mas acabei abrindo uma exceção para ver o Foo Fighters, uma de minhas bandas favoritas. Dentre todas as bandas que formaram a programação do festival acabei me interessando em ver 4. Além do já citado Foo Fighters, queria ver Arctic Monkeys, Friendly Fires e MGMT. Como as outras 3 ficaram no 2º dia, acabei indo para os 2 dias do festival. Vamos a um breve relato desses shows e de outras bandas que acabei assistindo, começando pelo 1º dia.

Chegar no festival foi tranquilo graças ao metrô, mas ao entrar no local pouco depois das 17 horas o Jockey Club já estava bastante cheio. Tinha fila para tudo: ir no banheiro, comprar fichas, pegar as bebidas e comidas, só faltava fila para ver os shows. Como o local é bem grande, se deslocar entre os palcos ficou bem complicado.

Peaches
Fui dar uma olhada no dj set da cantora Peaches e parecia uma festa de uma boate GLS. A performance foi bastante animada e contou com a presença de 2 “dançarinas” que ajudaram a sensualizar o show. Suas músicas são bem “picantes” e o repertório contou com músicas próprias e alguns remixes de canções de outros artistas. Foi razoavelmente divertido, mas não é muito a minha praia.

Joan Jett and the Blackhearts

Joan Jett é sem dúvidas uma das figuras mais importantes da história do rock por ser a primeira representante feminina do gênero quando formou a banda só de mulheres The Runaways (que teve filme recentemente). Ela continua em forma e mostrou clássicos de sua carreira solo e de sua antiga banda anterior como “Bad Reputation” e “Cherry Bomb”. Infelizmente só vi um pedaço do show, senão não ia conseguir chegar no palco principal para ver o Foo Fighters.

Setlist

Foo Fighters
Essa foi apenas a 2ª vez que a banda se apresenta no Brasil. A primeira e única foi no Rock in Rio de 2001. Um absurdo eles não terem voltado a tocar aqui mais vezes, mas eles compensaram com um show espetacular de 2 horas e meia.

Nos shows anteriores na Argentina reclamaram que a voz de Dave Grohl estava rouca, mas ele tratou de dar vários berros durante o show justamente para provar que estava bem. Sem dúvidas ele é uma das pessoas mais legais e importantes do rock atual.

É incrível ver o quão grande a banda ficou. Tinham umas 70 mil pessoas nesse dia do festival e praticamente todo mundo estava lá para ver a banda. O repertório praticamente só teve hit e quase todos cantados em coro pela plateia. Fica até difícil destacar apenas algumas.

Vou tentar destacar algumas como, por exemplo, “Big Me”, “For All the Cows” e “This is a Call”, todas do 1º disco que às vezes fica de fora do repertório. E outras que não foram singles como “Enough Space” e “Hey, Johnny Park!”, ambas do 2º cd. Mas todas as músicas foram muito boas do início com “All My Life” ao final com “Everlong”.

Ainda teve tempo para participação especial de Joan Jett que cantou “Bad Reputation” e “I Love Rock´n Roll”. Teve uma música, “Cold Day in the Sun”, em que Grohl foi lembrar seus tempos de baterista enquanto o baterista Taylor Hawkins assumiu os vocais. Teve Grohl brincando com a plateia no telão antes de voltar para o bis.

Tiveram ótimos momentos, não da para descrever todos, mas o show foi tão bom que mesmo tendo ficado longe do palco e não ter visto tão bem, valeu bastante a pena. Espero que não demorem outros 10 anos para voltar ao país.

Setlist

2 comentários:

Tucha disse...

Dias de rock, bebê...

Anônimo disse...

Eu queria tanto ter ido nesse dia! Há um ano atrás eu já estava planejando, mas o dinheiro ficou curto e não deu :s
=1