propaganda

segunda-feira, 9 de julho de 2012

O Espetacular Homem-Aranha

Título Original: The Amazing Spider-Man (EUA , 2012)
Com: Andrew Garfield, Emma Stone, Rhys Ifans, Denis Leary, Martin Sheen, Sally Field, Irrfan Khan, Campbell Scott, Embeth Davidtz, Chris Zylka e Max Charles
Direção: Marc Webb
Roteiro: Alvin Sargent, James Vanderbilt e Steve Kloves
Duração: 136 minutos

Nota: 2 (regular)

Após o diretor Sam Raimi não conseguir chegar a um acordo com a Sony sobre um quarto filme do Homem Aranha, o estúdio achou melhor contratar um novo elenco e diretor para começar a franquia novamente. O escolhido para a direção foi Marc Webb do excelente “500 dias com ela”.


O principal problema de “O Espetacular Homem-Aranha” é tentar ser diferente, quando na verdade ele é bastante parecido com o filme de 2002 de Raimi ao contar novamente a origem do herói. O objetivo pode até tentar mostrar o personagem para uma nova geração, mas com apenas 10 anos de diferença para o outro filme a coisa soa bastante forçada.

Piorando a situação a origem ainda é contada de maneira pior. O Peter Parker dessa nova versão é um cara “descolado”. Anda de skate, usa lentes de contato e até enfrenta o “valentão” do colégio para defender um outro estudante “oprimido”. É como se ele fosse destinado a ser um herói. Isso pode até soar como exagero, mas acaba deturpando bastante o personagem.

Outro problema é dar uma enfase a um mistério envolvendo os pais de Peter que nos quadrinhos é pouco citado. Isso acaba prejudicando o desenvolvimento do relacionamento do personagem com seus “pais de verdade” que eram o tio Ben e a tia May. Além disso, a história conta com vários problemas de roteiro e coincidências que soam bastante forçadas, sem falar de alguns outros problemas de fidelidade aos quadrinhos. O Homem Aranha revela sua identidade tantas vezes que que a mascara quase não era necessária.

O que poderia salvar o filme e torná-lo pelo menos bem divertido seriam as cenas de ação. Os efeitos especiais são bem feitos e o Aranha se pendurando por Nova York ficou mais realista e parecido com os quadrinhos. O 3D é normal, mas nada muito interessante. Mas as cenas de aventura são apenas razoáveis. O uso da camera em primeira pessoa que vinha sido alardeado como uma grande inovação é usado tão pouco que nem chama muito a atenção.

O que salva o filme do fracasso total são os atores. Andrew Garfield (A Rede Social) está muito bem no papel de Peter Parker e sua química com Emma Stone (A Mentira) no papel da mocinha Gwen Stacy é muito boa. A direção de atores de Webb é muito boa, ainda mais nessa parte romântica. Outro que merece destaque é Martin Sheen como Tio Ben que consegue dar força ao personagem. O resto do elenco está bem, mas Sally Field como Tia May foi totalmente subaproveitada.
O resultado é um filme bastante regular que talvez se não tivesse existido o filme de 2002 (e as 2 sequências) ele pudesse até funcionar melhor e quem sabe ser até divertido se os problemas de fidelidade aos quadrinhos fosse relevado.

2 comentários:

anita disse...

Os quadrinhos são uma inesgotável fonte para o cinema e outros personagens ainda irão ganhar espaço nas telas.

Marcio Melo disse...

Com já diria a Cissa Guimarães: "a ânsia em ser diferente é o que torna todos os rockeiros iguais" jhehehe

Um texto que já começa com "o maior problema..." já diz muito do que esperar deste filme.

Também achei um erro, tem lá suas virtudes e, como venho comentando, alguns pontos BEM específicos são até melhores do que o original. O próprio homem aranha "piadista" é até bem vindo e tem aquelas sequências em primeira pessoa bacanas, mas no geral nem se compara.

Não achei o filme ruim, é bom salientar. Mas podia ser muito melhor.