propaganda

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Procura-se Um Amigo Para o Fim do Mundo

Título Original: Seeking a Friend for the End of the World (EUA , 2012)
Com: Steve Carrell, Keira Knightley, Martin Sheen, Mark Moses, Adam Brody, William Petersen e Patton Oswald
Direção e Roteiro: Lorene Scafaria
Duração: 101 minutos

Nota: 4 (ótimo)

O fim do mundo já foi fonte de inspiração para diversas canções e filmes. O mundo do cinema já mostrou drama, comédia e aventura. Então o que o filme “Procura-se Um Amigo Para o Fim do Mundo” tem de diferente? 

Talvez ao mostrar um pouco de romance, com toques de comédia e drama, ao mostrar um personagem que ao saber que um meteoro vai destruir a Terra tenta simplesmente levar sua vida comum adiante em busca de alguém, talvez um amigo, para estar junto já que sua esposa o abandonou ao saber da notícia. 

A diretora e roteirista Lorene Scafaria aposta nesse drama de pessoa comuns e convoca Steve Carrell como protagonista, que está cada vez especialista nesse tipo de papel num meio termo entre drama e comédia misturado com romance (exemplos: Amor a Toda Prova, Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada). 

Enquanto Dodge (Carrell) tenta seguir sua vida, seus amigos estão se aproveitando da situação para cometer os excessos que não poderiam fazer em suas vidas comuns como beber, consumir drogas e fazer sexo com outros parceiros.

A coisa muda de figura quando ele se cruza com sua vizinha Penny (Keira Knightley, de "Um Método Perigoso") que aproveita o encontro para entregar algumas correspondências antigas entregues na caixa de correio dela. Eis que ele encontra uma carta de uma antiga namorada e resolve ir atrás dela. Penny se sente na obrigação de ajudar por ter atrapalhado e os 2 pegam a estrada, sendo que ela ficou na promessa de ser ajudada por ele já que ele diz conhecer alguém com um avião que poderá levá-la ao encontro dos pais.

Então o filme acaba virando um “road movie” em uma jornada de 2 estranhos que irão se conhecer durante o fim no mundo. Mas o caminho promete algumas surpresas para ambos. Conseguirão eles alcançar seus objetivos antes do fim do mundo?
Estreante na direção, mas já com experiência em roteiros (escreveu “Nick & Norah - Uma Noite de Amor e Música”), Scafaria começa bem em seu primeiro filme que consegue ser cômico, romântico e dramático na medida certa em sua visão bem interessante sobre o fim do mundo.

2 comentários:

Marcio Melo disse...

Sim, lindo filme e uma bela mistura de gêneros.

Achei que você não fosse curtir tanto hehehe, mas estava enganado pelo visto :)

Li em algum lugar que este é o "Melancholia feliz" heheh

Daniel disse...

Gostei muito do filme também. No meu ver, a história Beira uma comédia romântica mas com uma história de fundo bem diferente, o que separa o filme de outros do gênero.

No mais, me emocionei na cena final. Tocante, intensa e impactante, além de ter um ótimo timing.

Certamente recomendo para os amigos.