propaganda

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Festival Planeta Terra 2012

Dia: 20 de Outubro de 2012
Local: Jockey Club - São Paulo – SP
Fotos tiradas do site oficial do evento: http://musica.terra.com.br/planetaterra

Esse foi o 3º ano consecutivo que eu vou ao Festival Planeta Terra. Sempre para ver pelo menos uma banda que queria muito ver. Em 2010 foi o Smashing Pumpkins, em 2011 o Strokes e agora em 2012 o Garbage. O legal do evento é o seu tamanho, sempre em torno de 30 mil pessoas (40 mil em 2010, mas reduzido para 30 nos anos seguintes), sendo algo ideal para um festival. Assim da para conferir os shows mais de perto. 

Esse ano foram 13 bandas divididas em 2 palcos. Dessas, além do Garbage, só tinham outras 2 que eu queria ver: Gossip e Kasabian. Infelizmente a 2ª cancelou sua apresentação devido a problemas de saúde do guitarrista. Então vamos ao relato das 2 bandas que eu assisti.

Garbage
Uma das minhas bandas favoritas dos anos 90 voltou a se reunir esse ano para lançar um novo disco. Eles tinham se separado em 2005. Essa foi a primeira vez que eles se apresentam no Brasil. E pena que foi num festival já que o show acabou sendo um pouco mais curto. Mas mesmo assim valeu a pena. Em pouco mais de 70 minutos eles mostraram um excelente repertório com os principais hits da carreira sem deixar o disco novo de lado.

Inclusive a música que abriu o show foi “Automatic Systematic Habit”, que faz parte do novo cd chamado “Not Your Kind Of People”, e agitou bastante a plateia mostrando que eles não iam querer apenas as músicas antigas. Logo em seguida veio “I Think I’m Paranoid” que levou o público ao delírio (inclusive esse que vos escreve).

Além de mesclar bem músicas de toda a carreira, o repertório também alternou momentos mais agitados como nas músicas "Shut Your Mouth" e "Why Do You Love Me", com momentos mais intimistas como nas músicas "#1 Crush" e "Milk".
Era visível a emoção da banda em finalmente tocar no país e também no resto da America do Sul. Durante o show a bela vocalista Shirley Manson, que nem parece ter seus 46 anos, se comunicou  bastante com o público sendo bastante simpática e carismática. Uma das coisas legais que falou foi que o público deveria montar uma banda no dia seguinte para poder viajar o mundo e conhecer seus ídolos. 

Antes das últimas músicas o baterista Butch Vig (que também é produtor de discos importantes de bandas como Nirvana, Smashing Pumpkins e Foo Fighters) foi a frente do palco  dizer algumas palavras de agradecimento. E o final da apresentação foi eletrizante com as 2 melhores músicas: "Push It" e "Only Happy When It Rains”, essa última que sem dúvidas é o maior hit da banda e foi cantada em alto volume pelo público.


Gossip

A banda está em seu 3º disco e tem um histórico ruim com o Brasil após ter cancelado 2 shows em ocasiões diferentes. Tanto que a extremamente divertida vocalista Beth Ditto fez questão de pedir desculpas logo após a primeira música do show que foi “Love Long Distance”. 

A vocalista é sem dúvidas a grande atração da banda, sem nenhuma piada pelo fato dela ser gordinha. Ela é muito carismática e divertida, além de cantar muito bem. Sempre se comunicava com o público entre as músicas. Tentou algumas palavras em português. Misturou algumas músicas da banda com de outros artistas como Ramones e Lady Gaga. Se eu for descrever tudo que ela fez em cima do palco além de cantar eu ia gastar várias palavras.

O show foi bem legal, e o grande destaque fica por conta do maior hit da banda que é a música “Standing in the Way of Control” que sem duvidas foi a música que mais agitou a galera. Mas também merecem ser citadas algumas outras como "Listen Up!", "Get a Job" e "Move In The Right Direction".

Nenhum comentário: