propaganda

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Jack Reacher - O Último Tiro

Título Original: Jack Reacher
Com: Tom Cruise, Rosamund Pike, Richard Jenkins, David Oyelowo, Joseph Sikora, Alexia Fast, Jai Courtney, Robert Duvall e Werner Herzog
Direção e Roteiro: Christopher McQuarrie
Duração: 130 minutos

Nota: 3 (bom)

O ator Tom Cruise acaba de completar 50 anos, mas parece que não pretende abandonar os filmes de ação por um bom tempo. A prova disso é o seu novo filme “Jack Reacher - O Último Tiro”, escrito e dirigido por Christopher McQuarrie, mais conhecido pelo roteiro de “Os Suspeitos” e que estava meio afastado do mundo do cinema.

O filme promete no seu trailer ser um filme de ação explosivo, mas na verdade está mais para um filme policial de investigação com algumas cenas de ação. O roteiro tem um monte de clichês, mas apesar de alguns pequenos problemas consegue funcionar muito bem. O grande trunfo são os atores e principalmente o personagem principal.

A trama começa com um atirador matando 5 pessoas teoricamente de maneira aleatória que após uma pequena investigação policial é preso. O suposto assassino não fala nada, apenas escreve “chamem Jack Reacher”. Então iremos conhecer o personagem de Cruise, um misterioso ex-militar que vive à margem da sociedade, mas que é muito bom em investigação.  A advogada do caso pede sua ajuda e ele decide aceitar.

Como eu falei, o grande trunfo mesmo é o carisma do protagonista. Cruise sempre entrega ótimas atuações, mesmo que o filme não exija tanto. Talvez o filme pudesse se levar menos a sério, mas mesmo assim ainda consegue ser acima da média no gênero policial atual por conseguir criar uma história que mesmo com clichês consiga funcionar bem.

As intenções dos vilões do filme podem parecer absurdas, mas o negócio é bem construído a ponto de se tornar aceitável. Ainda mais com a sensacional participação do diretor e também ator Werner Herzog. A parte final da trama ainda conta com a participação de outro veterano, o ator Robert Duvall, que também atribui ainda mais qualidade ao longa.

As cenas de ação não são muitas, mas são bem realizadas com direito a tiros, porrada e perseguição de carro. Todos os elementos para se construir um bom filme do gênero.

O resultado é um filme que mesmo com alguns problemas e com um roteiro apenas razoável, consegue funcionar bem como uma trama de investigação policial com cenas de ação que graças ao talento do protagonista e de alguns nomes do elenco consegue fugir do lugar comum e ter um resultado bastante positivo.

2 comentários:

Marcio Melo disse...

Tive a chance de assistí-lo numa cabine de imprensa e mesmo assim não me animei.

Vou esperar passar na tv ou, quem sabe, uma torrente trazê-lo até a minha casa

Tucha disse...

Não me animo muito... Como Marcio vou esperar passar na TV