propaganda

quarta-feira, 6 de março de 2013

10 filmes nacionais para assistir em 2013


Confesso que não sou muito fã do cinema feito no Brasil. Atualmente ele está focado em comédias feitas pela Globo Filmes que parecem mais programas de televisão. Em 2012 dei uma chance e tentei assistir alguns filmes. Peguei bombas, mas tiveram surpresas. Como sou brasileiro e não desisto nunca (tinha que fazer essa piada), resolvi procurar no Filme B os filmes previstos para estrear em 2013 e selecionei 10 que me chamaram a atenção. Confiram a lista abaixo:

A busca
Diretor: Luciano Moura
Com: Wagner Moura, Lima Duarte, Mariana Lima e Brás Antunes
Data de estreia: 15/03

Wagner Moura é sem dúvidas o grande astro do cinema brasileiro e sua presença na tela já vale a curiosidade. Nesse filme ele vive um pai em busca de seu filho que desaparece no final de semana que completaria 15 anos. O filme é produzido por Fernando Meirelles.


Vai que dá certo
Diretor: Maurício Farias
Com: Lucio Mauro Filho, Danton Melo, Bruno Mazzeo, Fábio Porchat e Natália Lage
Data de estreia: 22/03

Humor é o grande forte do cinema nacional e essa comédia que conta com novos talentos da comédia como Fábio Porchat (um dos responsáveis pelo sucesso da internet Porta dos Fundos) parece ser divertida ao mostrar um grupo de 5 amigos de adolescência se reencontram e percebem que não alcançaram o sucesso planejado, então decidem assaltar uma transportadora de valores.


Uma história de amor e fúria
Diretor: Luiz Bolognesi
Vozes: Paulo Goulart, Selton Mello, Rodrigo Santoro e Camila Pitanga
Data de estreia: 05/04

O que mais me chamou a atenção nesse filme foi o fato de ser uma animação nacional para adultos com histórias se passando em vários momentos da história do Brasil e por contar com os nomes de Selton Mello e Rodrigo Santoro entre os dubladores.


Se puder dirija!
Diretor: Paulo Fontenelle
Com: Leandro Hassum, Bárbara Paz, Eri Johnson, Gabriel Palhares, Luis Fernando Guimarães, Reynaldo Gianecchini e Sandro Rocha
Data de estreia: 30/08 (atualizado)

O que chamou a atenção nele foi o fato de ser o 1º filme nacional com atores filmado em 3D. Até gosto de Luis Fernando Guimarães, mas acho Leandro Hassum meio chato. Vamos ver se garante algumas risadas e qual será o resultado da filmagem em 3D.


Somos tão jovens
Diretor: Antonio Carlos Fontoura
Elenco: Thiago Mendonça, Sandra Corveloni, Marcos Breda, Laila Zaid, Bianca Comparato e Olívia Torres
Data de estreia: 03/05

Finalmente um dos nomes mais importantes do rock nacional vai ganhar uma cinebiografia. Se o nome ainda não deixou claro, estamos falando de Renato Russo da banda Legião Urbana. Precisa dizer mais alguma coisa?


Flores Raras
Diretor: Bruno Barreto
Elenco: Glória Pires, Marcello Airoldi, Miranda Otto, Tracy Middendorf e Treat Williams
Data de estreia: 16/08 (atualizado)

Bruno Barreto é um diretor importante do cinema nacional de clássicos como “Dona Flor e seus 2 maridos” e que levou o Brasil ao Oscar em 1997 com “O que é isso, companheiro?”. Depois de um tempo parado ele volta com esse filme que conta a história de amor entre a poeta americana Elizabeth Bishop (Miranda Otto, a Éowyn de O Senhor dos Anéis) e a paisagista carioca Lora de Macedo Soares (Glória Pires) no Rio de Janeiro da década de 1950.


Faroeste Caboclo
Diretor: René Sampaio
Elenco: Ísis Valverde, Alex Sander, Fabrício Boliveira, Felipe Abib e Rodrigo Dorta
Sinopse: Versão cinematográfica da canção de sucesso da banda Legião Urbana.
Data de estreia: 30/05

Esse vai ser o ano do Legião Urbana no cinema. Após um filme sobre Renato Russo, agora é a vez de uma das músicas mais conhecidas da banda ganhar adaptação no cinema. Vamos ver se a história da canção vai ficar legal num filme.


Minha mãe é uma peça
Diretor: André Pellenz
Com: Paulo Gustavo, Ingrid Guimarães e Herson Capri
Data de estreia: 21/06

Paulo Gustavo é um dos grandes nomes do humor nacional atual. Esse filme é a adaptação da peça de mesmo nome que deu projeção ao ator que levou seu estilo para a televisão onde apresenta o programa “220 Volts” no canal Multishow. Ele interpreta a personagem principal que é inspirada em sua própria mãe.


Meu passado me condena
Diretor: Julia Rezende
Com: Fábio Porchat e Miá Mello
Data de estreia: 18/10 (atualizado)

Esse filme é uma adaptação do programa de mesmo nome exibido pelo Multishow em que um casal com apenas 1 mês de namoro resolve se casar e passar a lua de mel numa pousada. Então é que eles começam a se conhecer de verdade. Na televisão funciona bem, vamos ver se no cinema vai funcionar também.


Trinta
Diretor: Paulo Machline
Com: Matheus Nachtergaele, Paola Oliveira, Milhem Cortaz e Fabrício Boliveira.
Data de estreia: 18/10

Outra cinebiografia musical, dessa vez sobre o carnavalesco Joãosinho Trinta durante a realização de seu primeiro carnaval. Não sou muito fã de samba, mas fiquei curioso em assistir.

3 comentários:

Tucha disse...

Ainda mantenho algumas esperanças no cinema nacional, muito raramente acontece um bom filme, mas vamos apostar.

Marcio Melo disse...

Assisti "A Busca" na cabine de imprensa e é um filme bem intecionado, mas não funciona muito bem.

Boa sorte nos outros 9 hehhe

Felipe Dragon disse...

filme brasileiro e uma vergonha nao vale minha merda!!...isso nao deve se chamar de filme ....o que deve se chamar de filme ...sao os filmes americanos isso sao filmes!!! brazil ta longe de chega a 1% a comparar com filmes de fora ...