propaganda

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Hannibal

Com: Hugh Dancy, Mads Mikkelsen, Caroline Dhavernas, Hettienne Park e Laurence Fishburne
Criado por Bryan Fuller
Emissora: NBC (EUA), no Brasil exibido pelo canal AXN


Após ser explorado no cinema em diversos filmes, chegou a vez do personagem Hannibal, criado por Thomas Harris e “imortalizado” pelo ator Anthony Hopkins, ganhar uma adaptação para a televisão na série “Hannibal” que começou a ser exibida no Brasil pelo canal AXN no último dia 16 de Abril de 2013 (nos EUA estreou no dia 4 de Abril). O programa foi criado por Bryan Fuller (Heroes, Pushing Daisies) e se baseia no livro “Dragão Vermelho” de Harris, que já foi adaptado ao cinema 2 vezes.

A primeira impressão ao assistir o episódio piloto chamado “Apéritif” é que o programa tenta se parecer mais com uma série de investigação criminal estilo CSI do que investir mais nos personagens, principalmente o próprio Dr. Hannibal Lecter. Com direção de David Slade (30 Dias de Noite) o capítulo explora mais o lado visual dos crimes do que aprofundar o psicológico dos personagens.

E descobrimos que aparentemente o personagem principal não é o Hannibal, mas sim o agente do FBI Will Graham (Hugh Dancy). Ele tem um “dom” de conseguir criar o perfil dos assassinos ao conseguir captar o crime através do ponto de vista deles. Mas ele é um cara estranho e que também passa por problemas. Então seu chefe Jack Crawford (Laurence Fishburne de “Contágio”), acaba indo pedir ajuda a um outro especialista. Aí lá pela metade do episódio que finalmente iremos conhecer o Dr. Hannibal interpretado pelo ator dinamarquês Mads Mikkelsen (007 - Cassino Royale).
O elenco é razoável e Mikkelsen que vive o Hannibal felizmente não tenta imitar os trejeitos do personagem criado por Hopkins. Talvez ele não seja tão carismático a primeira vista, mas ainda é cedo para se dizer com apenas um capítulo. Já Dancy no papel de Will é um pouco afetado demais em sua atuação, mas talvez os diálogos escritos por Bryan Fuller não ajudem muito.

Espero que nos episódios seguintes a relação entre Will e Hannibal seja melhor explorada e a série aborde mais o lado psicológico dos personagens, senão ela vai acabar virando apenas mais uma série de investigação criminal genérica. Vou arriscar assistir mais alguns episódios. Pelo menos até o 7º quando a atriz Gillian Anderson (a eterna agente Dana Scully de Arquivo X) vai aparecer interpretando a psiquiatra do Dr. Hannibal. Por enquanto o programa já tem 13 episódios garantidos para a 1ª temporada.

Aplicativo para smartphones e tables
Um dos destaques do programa é o uso de um aplicativo para celular e tablet no qual é possível acompanhar junto com o episódio algumas curiosidades sobre o programa e também detalhes das cenas através de uma “segunda tela” (second screen). O aplicativo sincroniza com o episódio através do som e vai mostrando as informações no decorrer do mesmo. A ideia é boa, mas tentar acompanhar os 2 ao mesmo tempo é um pouco complicado. Mas é legal para após assistir o episódio ou durante o intervalo ver algumas informações. Ou ver o que as pessoas estão comentando nas redes sociais.

Baixe aqui, disponível apenas para iPhone e iPad

Dublado vs Legendado

O canal AXN exibe os episódios primeiro na terças às 22:00 e depois reprisa em outros horários. Mas na 1ª semana eles resolveram primeiro exibir o episódio dublado e somente nas reprises exibir o legendado. Após reclamação do público o canal mudou sua estratégia e agora na terça será exibido 1º o episódio legendado. Um absurdo com a tecnologia já disponível hoje o canal simplesmente não deixar essa opção por conta do usuário. Aí cada um assiste do jeito que achar melhor.

Horários de exibição do programa no AXN:

Terças 
22h: Episódio inédito – Áudio original e legendas

Quartas: 
10h: Reprise – Áudio original e legendas
14h: Reprise – Áudio original e legendas

Sábados:
17h: Reprise – Dublado

Domingos:
00h: Reprise – Dublado

5 comentários:

Marcio Melo disse...

A participação de Mads Mikkelsen é até interessante mas não sei man, mais uma série nova para investir?

Acho que escolheria outra coisa.

Ramon Pinillos Prates disse...

Tá passando na AXN em HD. Como eu tenho a Net com gravador, coloquei pra gravar o 1º episódio e achei apenas ok. Mas como falei no texto, quero aguardar a participação de Scully. heheheheh... Se continuar genérica eu paro de assistir sem problemas.

Marcio Melo disse...

A ideia é essa. Começo a assistir algo novo e quando é genérico ou sem muitos atrativos largo sem dó hehehe

Vou esperar o seu aval então

anita disse...

Criei grande expectativa sobre esta série mas já no segundo episódio, perdí o interesse e nem ví o final...

Unknown disse...

Opinião é individual mesmo, pois esta série entrou nas minhas preferidas, mais que The Walkig Dead. Estou adorando.