propaganda

terça-feira, 7 de maio de 2013

Operação Invasão

Título Original: Serbuan Maut (Indonésia, 2011)
Com: Iko Uwais, Donny Alamsyah, Yayan Ruhian, Ray Sahetapy, Joe Taslim, Pierre Gruno, Tegar Satrya, Iang Darmawan e Elka Rahmadia
Direção e Roteiro: Gareth Evans
Duração: 101 minutos

Nota: 5 (excelente)

Já tinha ouvido falar de “Operação Invasão”, mas conhecido como “The Raid: Redemption” (título que recebeu nos EUA), filme de ação de Indonésia lendo uma edição da revista de cinema Empire. Tinha ficado muito curioso em assistir e tinha esperança de ver no cinema aqui no Brasil. Infelizmente por aqui o filme acabou saindo direto em video, então fui correr para assistir. E me surpreendi, é um dos melhores filme de ação dos últimos anos.

A história é simples e curiosamente lembra bastante o filme “Dredd”. Um grupo de 20 policiais é convocado para invadir um prédio de 15 andares dominado por criminosos onde reside um chefão do tráfico de drogas que fica localizado numa zona pobre de Jacarta, capital da Indonésia. Obviamente que as coisas não vão ser tranquilas e acontecem problemas durante a operação e os policiais são descobertos. Presos dentro do prédio eles vão ter que lutar para conseguir sair de lá com vida.
Quando o chefão descobre a presença do grupo de policial ele anuncia pelos alto-falantes  do prédio que é para eles serem mortos. Aí começa a ação! Ou melhor, começa o tiroteio! E não é só isso. Temos também muitas cenas de luta, que são as melhores partes do filme. As coreografias são impressionantes de tão criativas e divertidas. A arte marcial usada é pencak silat, que é tradicional do país. O negócio é tipo um “ballet brutal” de porrada.

O roteiro ainda reserva algumas surpresas na história explorando um pouco o lado pessoal do personagem principal da história chamado Rama (Iko Uwais), mas isso fica em segundo plano. O importante mesmo é a ação e a diversão. E nisso aí o filme capricha. Mas o ator é bom, tem potencial para ser um novo Jet Li ou Jackie Chan. Ele luta muito! E ele é responsável pela coreografia das lutas junto com Yayan Ruhian, que também está no elenco do filme como um dos vilões.

Então é isso, se você está cansado dos filmes de ação americanos e está querendo alguma coisa nova, “Operação Invasão” é o filme que você estava procurando. Diversão garantida com muitos tiros e cenas de luta sensacionais.
Curiosamente, quando a Sony Classics adquiriu os direitos do lançamento do filme no mercado internacional antes mesmo dele ser finalizado, convocaram os músicos Mike Shinoda (Linkin Park) e Joseph Trapanese para refazer a trilha sonora no lançamento fora da Indonésia.

E uma continuação já está sendo produzida e grande chances também de acontecer um remake americano (normal). Aguardem notícias sobre isso. E guardem também o nome do diretor Gareth Evans. Vamos quanto tempo vai demorar para Hollywood importá-lo assim como aconteceu com John Woo e muitos outros.

5 comentários:

Marcio Melo disse...

Quando vi a chamada estranhei, mas sim, "The Raid Redemption" está em minha Watchlist 'há tempos'.

Agora com sua crítica me animei para assistir o quanto antes!

Blogueiros do Brasil disse...

Orgulhosamente programei uma 'chamada' para este ótimo artigo no site agregador de conteúdo dos Blogueiros do Brasil (( http://omelhordos.blogueirosdobrasil.com/ )).

Será publicado em 09/05/2013 , no decorrer do dia.

IMPORTANTE : As visitas aparecerão no
Google Analytics e em outras ferramentas
similares como originadas na URL
http://ads.tt/ .


Abraços cordiais.

Daniel disse...

Já assisti há um tempo atrás. Meio exagerado, mas um filme bom. Quando assisti Dredd me veio logo à cabeça esse filme, provavelmente hollywood copiou o enredo.

Unknown disse...

Daniel, Dredd e The Raid foram produzidos quase na mesma epoca.. foi pura coincidencia!

Ramon Pinillos Prates disse...

Esse foi lançado antes (setembro 2011 de Dredd (julho 2012), mas é complicado dizer se um imitou o outro.