propaganda

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Trem Noturno Para Lisboa

Título Original: Night Train to Lisbon (Alemanha/Suíça/Portugal , 2013)
Com: Jeremy Irons, Mélanie Laurent, Jack Huston, Martina Gedeck, Bruno Ganz e Christopher Lee
Direção: Bille August
Roteiro: Greg Latter e Ulrich Herrmann
Duração: 111 minutos


Nota: 4 (ótimo)

O filme “Trem Noturno Para Lisboa” começa com uma premissa bem interessante. Um professor chamado Raimund (Jeremy Irons) está voltando para casa atravessando uma ponte em Berna na Suiça quando vê uma mulher de casaco vermelho tentando se matar. Ele consegue salvá-la, mas depois ela some deixando para trás somente o casaco. Dentro dele uma passagem de trem para Lisboa e um livro.

A vida de Raimund é bem solitária e isso é mostrado no início do filme em sua sala de aula e em casa com ele jogando xadrez sozinho. Então essa é a chance dele fazer algo com sua vida, então resolve embarcar nessa aventura até Lisboa.

Ao chegar em Lisboa a premissa é deixada de lado e Raimund tentará descobrir mais sobre o misterioso livro. Então descobrirá um universo bem interessante de Amadeu (Jack Huston), o autor do livro que era médico e viveu durante a revolução nos anos 70 em Portugal.

Então acompanharemos a investigação de Raimund sobre a história de Amadeu e cada vez que ele descobre mais iremos acompanhando os acontecimentos em flashback. Essa é “piada” do filme ao mostrar para Raimund que ele precisa viver de verdade, assim como o personagem do livro.

Talvez o filme pudesse ter explorado melhor essa relação entre o personagem do presente e do passado, mas ainda que não consiga de maneira muito boa a história de Amadeu é muito interessante e somente ela já serviria para fazer um filme a parte sem a necessidade da “investigação” de Raimund.

O elenco também é muito bom e garante ótimas atuações para o filme. O diretor dinamarquês Bille August opta por um caminho mais americano do que europeu em seu filme, mas, ainda assim, consegue um ótimo resultado.

E não se preocupem que em determinado momento do filme a mulher do início do filme vai aparecer novamente e terá seu mistério e envolvimento com a história explicado, mas até lá você já estará envolvido com a trama e nem vai mais lembrar dela (risos).

Um comentário:

Tucha disse...

O filme tem um roteiro interessante e vai nos cativando aos poucos.