propaganda

terça-feira, 1 de julho de 2014

A Vida Secreta de Walter Mitty

Título Original: The Secret Life of Walter Mitty (EUA , 2013)
Com: Ben Stiller, Kristen Wiig, Sean Penn, Adam Scott, Shirley MacLaine e Patton Oswalt
Direção: Ben Stiller
Roteiro: Steve Conrad
Duração: 114 minutos

Nota: 4 (ótimo)

O ator Ben Stiller mostra mais uma vez sua versatilidade assumindo novamente a direção de um filme e deixando as comédias um pouco de lado em “A Vida Secreta de Walter Mitty”. Ele já atuou em dramas como “O Solteirão” e dirigiu “Trovão Tropical” que era comédia, mas mostrou que tinha jeito para direção.


Aqui além de dirigir ele também é o personagem do título. Walter Mitty trabalha numa revista e é responsável pelos negativos das fotos. Ele é um cara simples que tem uma vida meio sem graça. Então para compensar ele sonha acordado. Surge então a chance dele sair em uma aventura. A revista anuncia que irá encerrar as atividades e Walter perdeu o negativo da foto que será a capa da última edição. O jeito vai ser ir atrás do lendário fotográfo Sean O'Connell (Sean Penn - “Milk - A Voz da Igualdade”) que vive rodando o mundo e é totalmente “das antigas” sem usar os meios de comunicação modernos.

O filme usa bem os clichês ao mostrar um personagem que tem uma vida comum e vê a chance de finalmente viver uma aventura. Ele tem também um interesse romântico que é  uma colega de trabalho interpretada por Kristen Wiig (Missão madrinha de casamento) da qual ele vive tentando criar coragem para chamá-la para sair. E temos também o responsável pelo encerramento da revista (Adam Scott - "Quatro Amigas e Um Casamento") que fica fazendo piadas sem graça para deixar Walter ainda mais irritado com seu jeito pacato de ser.

Iremos acompanhar sua jornada em busca da foto indo em lugares bastante exóticos e bonitos que em alguns momentos ficaremos na dúvida se aquilo realmente está acontecendo ou se estamos novamente presenciando Walter sonhando acordado.

Um dos destaques sem dúvidas é a fotografia já que os locais visitados por Walter são de uma beleza impressionante. Vai ser difícil após assistir o filme ficar sem vontade de conhecer esses lugares. A edição também é muito boa, principalmente na primeira parte da história quando vemos o personagem sair da sua vida comum e entrar no seu surreal mundo dos sonhos.

O elenco é muito bom e Stiller mostra bastante carisma como o protagonista. Além dos já citados Penn, Wiig e Scott, vale citar também a participação especial de Shirley MacLaine (Bernie) como a mãe de Walter. A trilha sonora também vale a pena ser destacada, principalmente a parte com uma música de David Bowie. Não vou contar para não estragar a surpresa.
A mensagem do filme é bem clichê e parece em alguns momentos um livro de auto-ajuda ao mostrar que não podemos perder tempo com nossas vidas comuns e deixar a vida passar sem em nenhum momento nos arriscar e ir em busca de uma aventura. Mas ela funciona muito bem e o resultado é um ótimo filme que mistura bem o drama com toques de humor junto com aventura. 

3 comentários:

Marcio Melo disse...

Mesmo parecendo um livro de auto-ajuda, achei esse filme fantástico. Gostei da história, da trilha sonora, da fotografia, das atuações...

Subnux disse...

Filme sensacional, história muito bacana e o final é fantástico.

Tucha disse...

A fotografia é a maravilha deste filme, a paisagens exóticas e mesmo o inusitado da história. Não daria nota máxima mas gostei.