propaganda

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Chef

Título Original: Chef (EUA , 2014)
Com: Jon Favreau, John Leguizamo, Emjay Anthony, Sofía Vergara, Robert Downey Jr., Scarlett Johansson e Dustin Hoffman
Direção e Roteiro: Jon Favreau
Duração: 114 minutos

Nota: 4 (ótimo)

Após realizar os 2 primeiros “Homem de Ferro”, o diretor e ator Jon Favreau voltou ao universo “independente” e resolveu chamar os amigos para fazer um filme menor e mais intimista. Então temos “Chef”, onde ele interpreta um chefe de cozinha chamado Carl Casper.


Carl trabalha na cozinha de um restaurante e após uma crítica negatica de um famoso crítico culinário acaba perdendo a cabeça e entrando numa briga online e presencial com o cara. Ele acaba perdendo seu emprego e aparece uma chance de voltar as suas origens ao comandar um trailer fazendo sanduíches. Agora temos também a relação do personagem principal com seu filho e esse novo trabalho também será a chance dele voltar a se aproximar do garoto.

A história tem até um pouco de metalinguagem se pensarmos que o próprio Favreau trabalhava no estúdio dos outros e resolve fazer um filme menor e mais pessoal. Uma chance dele voltar a suas origens do cinema alternativo e se reencontrar.

O roteiro é bem simples e previsível, mas é bem escrito e os personagens são bem interessantes e carismáticos que é impossível não torcer para que tudo de certo no final. As coisas acabam se resolvendo facilmente e de maneira meio abrupta na parte final do filme, mas tudo bem, você já foi conquistado e está aproveitando a experiência.

O último detalhe da história é que também acaba virando um road movie. Iremos acompanhar a viagem do trailer de Carl parando em algumas cidades junto com seu filho e seu sub-chefe vivido por John Leguizamo.

E claro, já que estamos num filme onde o personagem principal é um chefe de cozinha, o que não falta são comidas. Inclusive recomendo não ir assistir o filme com fome senão será uma tortura maior ainda. E obviamente que vai ser complicado não ficar com vontade de comer depois do filme.
O resultado é um filme bastante leve e bem divertido que talvez pudesse ter ido um pouco além, mas que mesmo assim funciona com sua simplicidade e leveza sendo extremamente divertido graças aos personagens carismáticos e ótima química do elenco.

2 comentários:

Tucha disse...

Concordo com vc o filme é divertidissímo e tem toda uma viagem pela culinária do sul dos EUA.

Ivo disse...

Vi esses dias e achei um filme muito tranquilo, sem maiores pretensões e ambições, o quarteto principal leva tudo tranquilamente e achei um filme de brothers, fiquei com vontade só de ter uma piada interna na hora que o RDJ aparece...