propaganda

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Amantes Eternos

Título Original: Only lover left alive (Alemanha, Reino Unido, França e Chipre, 2014)
Com: Tilda Swinton, Tom Hiddleston, Mia Wasikowska, Anton Yelchin e John Hurt
Direção e Roteiro: Jim Jarmusch
Duração: 123 minutos

Nota: 3 (bom)

Confesso que não tenho mais muita paciência para coisas relacionadas a vampiros, mas fiquei interessado em ver a visão do diretor Jim Jarmusch (Flores Partidas) sobre eles no filme "Amantes Eternos". E não sabia o que esperar do filme, então acabei achando interessante apesar de que talvez pudesse ter sido melhor.


Na visão de Jarmusch os vampiros são serem que graças a imortalidade conseguiram evoluir como seres humanos (se que ainda podemos chamar assim) e apreciam a arte, ciência e outras coisas “intelectuais” e se espantam como tem gente que ainda dúvida da teoria da evolução de Darwin por exemplo. 

Iremos conhecer o casal Adam (Tom Hiddleston) e Eve (Tilda Swinton). Eles moram em cidades diferentes e vivem um relacionamento amoroso que com o passar dos anos chegou num nível de evolução interessante. Ele fica em Detroid compondo músicas para consumo próprio, enquanto ela fica em Tânger (Marrocos). Quando ela percebe que ele não está bem, tá meio deprimido, resolve ir lá fazer uma visita.

O ritmo do filme é bem lento e isso pode não agradar a todos. Iremos conhecendo aos pouco mais sobre o casal e seu estilo de vida, como fazem para se alimentar e coisas do tipo. O mais legal é a conversa entre os 2 sobre artes e ciência com ótimas referências históricas e atuais pop.
A visão dos vampiros é bem legal, mas talvez falte ao filme realmente acontecer algo. A história é lenta e não acontece muita coisa. A coisa só complica quando Eva (Mia Wasikowska), irmã de Eve resolver fazer uma visita. Ela também é uma vampira, mas seu comportamento é de uma eterna adolescente e destoa bastante de Adam e Eve que são “adultos”, “maduros” e “evoluídos”. 

No final das contas apesar do resultado positivo só recomendaria o filme para quem for extremamente fã de histórias de vampiro e tenha interesse em ver essa outra visão das criaturas ou para quem gosta dos filme de Jim Jarmusch, que foi o meu caso.

Nenhum comentário: