propaganda

quarta-feira, 28 de março de 2018

Ella e John (The Leisure Seeker)

Lidar com a velhice não é uma tarefa fácil. Os idosos podem precisar de cuidados especiais, principalmente dos filhos e parentes, mas muitas vezes eles querem apenas seguir aproveitando a vida o máximo que puderem. “Ella e John” fala um pouco sobre isso. Logo no início do filme descobrimos que o casal do título “fugiu” dos seus filhos para uma jornada em um trailer, apelidado carinhosamente por eles como “Caçador de Lazer” - título original do longa.

John está com problema de memória, sempre esquecendo onde está, o nome das pessoas ou até mesmo em que momento da vida está. Ella também tem um problema de saúde. Então, a viagem também é uma forma de fugir dessas adversidades. Eles estão certos em querer aproveitar os últimos momentos da vida ou são loucos?

O longa do diretor Paolo Virzì poderia ser definido como um road movie da terceira idade. “Ella e John” apresenta uma jornada fascinante dos seus personagens em busca do próprio passado, do resgate das memórias de uma inteira vida juntos e também atrás de um tipo de encerramento. Como qualquer viagem, ela é cheia de altos e baixos. São muitos momentos divertidos e emocionantes, mas também aqueles mais tensos e tristes. De forma peculiar, algumas dessas cenas tensas ao mesmo tempo contém humor. Um bom exemplo disso é quando John some e a pobre Ella vai em busca do seu marido, o encontrando tomando um sorvete como se nada tivesse acontecido.

O roteiro foca mais na jornada dos protagonistas, porém não deixa de apresentar o lado dos filhos que estão preocupados com a fuga dos pais. Entretanto, essa relação não é muito bem explorada, o que não chega, felizmente, a comprometer o filme. Esses personagens no filme representam o lado racional da família, enquanto Ella e John são o puro retrato do emocional.
O tema da terceira idade é explorado de forma leve e divertida. É muito interessante a história misturar o tom de aventura e comédia, mas sem abandonar o drama. Helen Mirren e Donald Sutherland estão fantásticos como Ella e John. O carisma e a química entre eles são maravilhosos - que produz identificação com espectador, fazendo com que o público passe todo o longa torcendo para que nada errado aconteça com eles. Graças à atuação deles, a narrativa em nenhum momento ganha contorno de melodrama, mas sim alcança um ápice de emoção muito grande.

O relacionamento entre os protagonistas é o grande trunfo do longa. No final das contas, o principal tema do filme é o amor, sentimento que sobrevive apesar do longo tempo de convivência. A jornada de Ella e John envolve principalmente esse sentimento. Ella quer mostrar para John a importância das memórias que os dois têm juntos. No entanto, o passado também reserva algumas surpresas interessantes para suas vidas atuais.

Como um bom road movie, o longa também explora muito bem as paisagens naturais e os locais onde os personagens passam. A montagem é eficaz em manter o ritmo do filme ágil, sem deixar a viagem cansativa para o espectador. Após assistir o filme, fica a sensação de ter participado de uma deliciosa jornada, tanto pela estrada percorrida pelos personagens quanto pelas vivências e experiências deles. É ótimo como “Ella e John” passeia por temas tão delicados e interessantes de forma tão inteligente e divertida, mas principalmente emocionante.

Classificação:


Título Original: The Leisure Seeker (Itália, França, 2017)
Com: Donald Sutherland, Helen Mirren, Christian McKay, Janel Moloney, Dana Ivey e Dick Gregory
Direção: Paolo Virzì
Roteiro: Paolo Virzì, Francesca Archibugi, Francesco Piccolo e Stephen Amidon
Duração: 112 minutos

Nenhum comentário: